A saga como visitante indigesto do Vitória continua no Campeonato Brasileiro. Contra o Botafogo, pela 26ª rodada, no Nilton Santos, a equipe saiu na frente, chegou a sofrer a virada, mas foi buscar o resultado no finalzinho, com gols aos 43 e aos 49 minutos da etapa final. Foi o quinto triunfo consecutivo fora de casa na competição, que dá brecha para respirar fora da zona de rebaixamento. Os donos da casa, que em determinado momento pareciam encaminhar a vitória, perdem a oportunidade de encostar no G-4.
Comemoração do Vitória após triunfo sobre o Botafogo no Nilton Santos (créditos: André Durão)
O Botafogo ficou mais com a bola, mas não conseguiu traduzir em superioridade de chances. O Vitória, esperto, aproveitou o contra-ataque aos 14 minutos: após Tréllez acertar a trave, David, sozinho mandou para a rede – Carli vacilou na marcação. E o próprio David quase ampliou pouco depois. Fez bela jogada individual, mas parou em Gatito ao tentar de cavadinha. Os donos da casa conseguiram o empate na bola parada, aos 25: João Paulo cruzou, Pimpão desviou e Brenner completou para o gol de Caíque. E pouca coisa aconteceu até o intervalo.
Os visitantes tiveram a primeira grande chance, com Tréllez acertando a trave adversária. Mas, aos 13, Caíque saiu de forma atabalhoada e derrubou Valencia na área. Brenner converteu o pênalti e decretou a virada. O resultado parecia encaminhado no decorrer do jogo, mas o Vitória foi fatal nas duas grandes chances que teve. Em escanteio aos 43, André Lima fez de cabeça, e aos 49, Danilinho deu números finais ao jogo – ambos em assistências de Neílton.
O Vitória chegou a 32 pontos, subiu seis posições – ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético-MG, que joga às 19h -, e é agora o 10º colocado. O Botafogo se manteve com 40 e segue em 6º até o jogo do Flamengo na segunda-feira – uma vitória rubro-negra joga o Alvinegro para 7º.
Na próxima rodada, o Alvinegro carioca volta a jogar em casa, desta vez contra a Chapecoense, no dia 11 de outubro, quarta-feira, às 19h30. Um dia depois, o Rubro-negro baiano recebe o Sport no Barradão, às 17h.
Reprodução/G1