Esporte

Vitória se acomoda e cede empate para ao Avaí na Ressacada

Rubro-negro vencia o jogo até os 38 minutos do 2º tempo

Victor Ferreira / ECV
Victor Ferreira / ECV

O Vitória sofreu mais um tropeço na Série B do Campeonato Brasileiro. No último sábado (27), o time rubro-negro empatou com o Avaí no estádio da Ressacada, em Florianópolis. No primeiro tempo, a equipe comandada por Léo Condé abriu o placar e dominou o jogo, mas apresentou uma queda significativa de desempenho na segunda etapa, resultando no empate.

Wellington Nem marcou o gol do Vitória, enquanto Waguininho balançou as redes pelo Avaí. Com esse resultado, a equipe liderada por Léo Condé acumula 19 pontos e permanece na primeira posição do campeonato. No entanto, existe a possibilidade de perder essa posição para o Vila Nova e o Criciúma, que enfrentarão a Ponte Preta e o Mirassol, respectivamente, no domingo (28), durante a 9ª rodada.

O técnico Léo Condé teve a ausência de cinco jogadores em sua equipe. Léo Gamalho, Matheusinho, Zé Hugo e Giovanni Augusto foram vetados pelo departamento médico. Além disso, Osvaldo, importante assistente do time, foi poupado devido ao desgaste físico e nem mesmo viajou para Florianópolis. O capitão Zeca também recebeu descanso, mas permaneceu como opção no banco de reservas e entrou no jogo durante o intervalo.

Diante dessas baixas, o treinador rubro-negro fez quatro mudanças e modificou o esquema tático. Pela primeira vez na competição, o time foi escalado com três zagueiros. Railan, João Victor, Wellington Nem e Santiago Tréllez foram as novidades na formação inicial.

O próximo confronto do Vitória será na sexta-feira (2), às 21h30, quando enfrentará o Ituano no Barradão. Já o Avaí jogará no sábado (3), às 16h, contra o Juventude no estádio Alfredo Jaconi.

O jogo

No primeiro tempo, o Vitória foi dominante e os torcedores não tiveram que esperar muito para comemorar. Wellington Nem, estreando como titular na Série B, marcou aos 18 minutos do primeiro tempo, contando com uma ajudinha do goleiro adversário. Ygor Vinhas cometeu um erro na saída de bola e acabou presenteando o atacante rubro-negro. Nem tocou para Santiago Tréllez e recebeu de volta. Ele levantou a cabeça, escolheu o local para finalizar e mandou a bola com perfeição para o fundo da rede: 1×0. Esse foi o primeiro gol do jogador pelo Vitória.

Motivado, Wellington Nem quase ampliou logo em seguida ao acertar o travessão. Marco Antônio pegou o rebote, mas não conseguiu finalizar bem. Em seguida, Railan avançou até a linha de fundo e fez um cruzamento. Wellington Nem desviou a bola e Rafinha não conseguiu finalizar com precisão. A bola ainda voltou para Railan, mas ele chutou para fora.

Aos 33 minutos, o Avaí tentou reagir com um chute de Rafael Gava de fora da área, mas a defesa do Leão conseguiu bloquear a tentativa. Pouco tempo depois, Rafael Gava mais uma vez apareceu, desta vez lançando Gustavo Santos, que avançou pela esquerda, deixou os marcadores para trás e exigiu uma boa defesa de Lucas Arcanjo.

Nos minutos adicionais do primeiro tempo, o goleiro rubro-negro apareceu novamente para defender um novo chute de Rafael Gava após uma confusão na área. Apesar das tentativas, a equipe da casa foi para o intervalo perdendo e foi recebida com vaias.

No início do segundo tempo, o Vitória fez duas mudanças por recomendação médica. Lucas Arcanjo, com uma torção no tornozelo, foi substituído por Dalton. Railan, que estava com mal-estar, deu lugar a Zeca. O time rubro-negro fez menos investidas na segunda etapa. Em uma jogada de bola parada, o Avaí quase empatou o jogo. Rafael Gava cobrou uma falta na área e Dalton saiu mal do gol, mas Roberto cabeceou para fora.

Com pouca criatividade, o time rubro-negro não conseguiu ameaçar o gol do Avaí e acabou sofrendo as consequências disso. Aos 38 minutos, Natanael fez um cruzamento da esquerda e Waguininho cabeceou para o canto, vencendo o goleiro Dalton. O placar ficou igualado na Ressacada: 1×1. Nos minutos adicionais, o Avaí teve uma oportunidade de virar o jogo com Felipinho, mas o goleiro do Vitória conseguiu defender o chute.