Com o Barradão lotado (34.987 pagantes), o Vitória perdeu do campeão Palmeiras por 2 a 1, na tarde deste domingo (11), mas ainda assim sacramentou a permanência da Série A do Campeonato Brasileiro em 2017.
O Leão abriu o marcador logo aos 12 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta despretensiosa de Marinho. Ele bateu a bola à meia altura, mas o goleiro Jailson foi enganado após Alecsandro furar na tentativa de corte. Formado nas divisões de base do Leão, o atacante não comemorou e reverenciou a torcida da casa.
O empate alviverde aconteceu três minutos depois, com Gabriel, que aproveitou o cochilo da zaga rubro-negra, que não conseguiu cortar a bola perdida por Erik dentro da área.
O Verdão ainda virou na etapa inicial, com Alecsandro, que encaixou um sem pulo após o cruzamento de Fabrício desviar em Kanu e a pelota quicar em sua frente. Na segunda etapa, ambas as equipes diminuíram o ritmo e privilegiaram a posse de bola, sem se expor a grandes riscos.
Com os resultados da rodada que interessavam à degola, Sport Recife 2×0 Figueirense, Fluminense 1×1 Internacional, o Colorado se juntou a Figueirense, Santa Cruz e América-MG e pela primeira vez na sua história foi rebaixado à segunda divisão. O Leão encerrou a competição no 16º lugar, com 45 pontos.
(Bahia.ba) (AF)