Você não tem duas estrelas! Seu time não possui estádio próprio! Qualquer estatística, um detalhe ou informação que favoreça a provocação alheia é motivo para muita treta entre os torcedores de Bahia e Vitória. Nesta quarta (6), o torcedor rubro-negro leva uma pequena vantagem na resenha com o colega tricolor. Há exatos dois anos o Esquadrão de Aço vencia pela última vez o seu maior rival.
A última vitória do Bahia no clássico Ba-Vi aconteceu no dia 6 de abril de 2014, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano, na Fonte Nova. Com um gol de Talisca e outro de Fahel, o Bahia venceu por 2×0, abrindo vantagem para o 45º título estadual que conquistaria com um empate na volta, em Pituaçu, por 2×2. Após aquele triunfo na Fonte, foram realizados mais sete clássicos: quatro vitórias do Leão e três empates. Este ano não há mais clássicos agendados. Para que ocorra outros dois, é preciso que ambos cheguem à final do Baiano ou, quem sabe, mais quatro, se houver um cruzamento na Copa do Brasil.
Apesar do jejum, o recorde está longe de ser alcançado. Ambos já conseguiram permanecer quatro anos sem perder para o rival. O Bahia ficou invicto entre 1935 e 1939, com seis clássicos invicto, enquanto o Vitória ficou entre 1965 e 1969, com 12.
Caso ocorra mais dois encontros no estadual deste ano, o Vitória pode quebrar o recorde rubro-negro de triunfos consecutivos no Ba-Vi. Para isto, teria que vencer as duas partidas da decisão. O Leão já ficou quatro jogos seguidos vencendo, de 1990 a 1991. Atualmente, são três triunfos. Já o Bahia completou cinco vitórias consecutivas no clássico em duas oportunidades: em 1938 e 1994.
Desconsiderando o tempo, o tricolor já ficou 17 Ba-Vis invicto durante dois anos (oito vitórias e nove empates), enquanto o Leão ficou 14 (sete vitórias e sete empates).
Foto: Reprodução