Durante a primeira fase da competição, o Tremendão fez a segunda melhor campanha com o total de 15 pontos, sendo quatro vitórias, três empates e duas derrotas. Avançando para as semifinais, o time feirense enfrentou o tradicional time da capital, seu xará, Bahia. No primeiro jogo perdeu por 1 a 0, com gol de Pablo, e três dias depois acabou com o sonho do Tricolor de Aço em chegar a sua quarta final consecutiva. Com gols de Bruninho, Diones e Felipe Valdívia, o Tremendão reverteu o placar, na Arena Cajueiro, e se consagrou finalista do Estadual.
Uma final entre dois times do interior se concretizava, entrando para história do futebol baiano, no último domingo (16), em um jogo emocionante, o Bahia de Feira encarou o também finalista, Atlético de Alagoinhas, onde empataram em 2 a 2, no Carneirão, pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano 2021. Jarbas e Adriano Ferreira marcaram para o Tremendão. Já pelo lado do Atlético, Ronan marcou duas vezes.
O LD Notícias entrevistou o técnico do Bahia de Feira, Oliveira Canindé, que afirmou ser necessário ter ânimo, disposição e coragem para encarar o adversário. Esquecendo também o jogo da semifinal contra o Bahia. “Porque não dá para você passar o resultado de um adversário para outro. Então pés no chão, foco e também não pode se empolgar com o que aconteceu contra o Bahia, porque é o outro jogo, é outro adversário, é uma outra maneira de ver o jogo e nós precisamos estar atentos ao que vai acontecer dentro desse jogo", falou.
Sobre o primeiro duelo contra o Atlético, Oliveira destacou que não pode cometer os mesmos erros que ocorreram na partida anterior. “Nós não podemos tirar o foco do jogo. Não podemos achar alguma coisa dentro do jogo, achar isso ou aquilo, não dá para achar, você tem que fazer. Tem que ficar ligado o tempo todo. Não dá para desligar um só momento, porque nós fizemos o segundo gol e achávamos que já estaria confirmado, já estaria certo o resultado e de repente tomamos um gol que não se pode tomar um gol numa decisão da maneira que nós tomamos. E isso ai em hipótese alguma pode acontecer” e completou afirmando que o time precisa de foco e não errar do jeito que ocorreu no último jogo.
Na segunda semifinal onde o Atlético de Alagoinhas se consagrou finalista ocorreu um jogo bem emocionante, onde a decisão parou nas penalidades. Com esse feito, o LD Notícias perguntou ao Canindé se o Tremendão está preparado para uma possível decisão no tempo complementar. “Temos treinado bastante penalidade, mas sinceramente eu confio muito em nosso grupo. E espero que não cheguemos a esse ponto, mas que a gente possa decidir nos 90 minutos", informou.
O atacante Pedro Neto também conversou com o LD Notícias e, além de concordar com o seu comandante, afirmou que o grupo está bastante motivado e preparado para o confronto de logo mais. “Nosso campo é difícil de jogar quando não se tem o costume. A equipe deles é muito qualificada, creio que o fator campo não vai atrapalhar muito, que na minha opnião, vai ser a mais difícil do campeonato”, finalizou.
Vencendo, o Bahia de Feira se consagra Bicampeão estadual exatamente 10 anos após conquistar o seu primeiro título, quando bateu o Vitória, em 2011, impedindo o pentacampeonato do Leão. O campeão baiano de 2021 será conhecido neste domingo (23), após o duelo entre Bahia de Feira e o Atlético de Alagoinhas, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, às 16h.