O terceiro e último episódio da série de reportagens “Bahia na Libertadores: o retorno” traz um dos principais trunfos do clube para a classificação, a torcida.
Primeiro time brasileiro a disputar uma Libertadores, o Bahia retorna à competição continental depois de 36 anos. Um fator determinante para essa conquista foi o apoio torcedores ao longo da temporada. Mesmo quando a classificação pareceu distante, a torcida seguiu apoiando até o apito final.
De acordo com o ranking da CBF, em 2024 o Bahia teve a quarta maior média de público pagante da Série A, com 36.021 torcedores por jogo, em média. O time ficou atrás somente de Palmeiras, Corinthians e São Paulo.
Contudo, o retorno do Bahia à Libertadores traz um choque de gerações entre os torcedores, juntando aqueles que presenciaram a última participação do time na competição continental, em 1989, e os que vão acompanhar pela primeira vez, como Ryan Silva, de apenas 14 anos, que aproveitou para palpitar quem fará o primeiro gol do time.
“É importante para a gente estar vendo o Bahia, tomara que ele ganhe esse título. Vai ser um título difícil, mas a gente vai estar lá em pé para conseguir esse título aí. Primeiro gol de Everton Ribeiro”, diz o adolescente.
Até mesmo quem acompanhou a última participação do Bahia na Libertadores não lembra da trajetória do time, com riqueza de detalhes. O torcedor Valdemar enalteceu o retorno do time à competição e falou da última participação, em 1989.
“O retorno do Bahia engrandece o futebol nordestino, e vai servir de exemplo. O próprio Fortaleza também tá, então os demais que coloquem como meta de estar sempre acima, disputando esses tipos de competições que valorizam tanto a cidade como o time em si. Foi uma alegria [em 1989], mas a recordação em si eu não tenho não, foi uma alegria, não tenha dúvida como está sendo agora”, conta o torcedor.
The Strongest x Bahia
O desafio começa nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, quando o Bahia enfrenta o The Strongest, às 21h30, lá na Bolívia. A partida de volta e decisiva em busca de uma vaga na fase de grupos acontece no dia 25, na Fonte Nova, com o Tricolor ao lado da torcida.
Se o Tricolor eliminar o The Strongest, avançará à última fase preliminar antes da fase de grupos. Assim, enfrentará o vencedor do duelo entre Boston River (URU) x Ñublense (CHI).
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.