Um torcedor do Bahia afirmou em uma rede social, após a derrota do clube para o São Paulo, por 1×0, na noite desta quarta-feira (29) e que deixou o time em uma situação ainda mais complicada na Série A do Campeonato Brasileiro, que uma homenagem feita pelo tricolor às religiões de matriz africana está "atraindo energias satânicas" e prejudicando o time nesta reta final da competição.
A honra em questão se refere ao lançamento de uma camisa – que também tem o objetivo de chamar a atenção para o combate ao racismo religioso – intitulada de “Aláfia”, cujo layout foi desenvolvido pelo artista plástico Alberto Pitta.
"Aláfia é a antítese do ódio, uma luz que abre os caminhos para a compreensão e a aceitação mútua", informou o Esquadrão em um manifesto divulgado quando do lançamento.
No entanto, após o resultado de ontem, o torcedor Leonardo Dias, no X (antigo Twitter), disse que o Bahia é um clube de futebol e deveria esquecer da politicagem.
"Tínhamos tudo pra ficarmos folgados hoje. Agora a coisa complicou de vez! Tirem essa desgraça de homenagem pra macumba que está fixado aqui no perfil oficial do clube. Com essas crenças infernais, vocês estão amaldiçoando a porra do Bahia, atraindo energias satânicas. Esqueçam a politicagem. Somos um clube de futebol, não terreiro ou partido político de vagabundos. Entendam isso, desgraças!!!", escreveu (veja abaixo).
A postagem foi repudiada por diversos seguidores de Leonardo, inclusive por parte de torcedores do Vitória, maior rival do Bahia no estado, afirmando que o rapaz estaria cometendo crime de intolerância religiosa.
Tínhamos tudo pra ficarmos folgados hoje. Agora a coisa complicou de vez! Tirem essa desgraça de homenagem pra macumba que está fixado aqui no perfil oficial do clube. Com essas crenças infernais, vocês estão amaldiçoando a porra do Bahia, atraindo energias satânicas. Esqueçam a…
— Leonardo Dias (@LeonardoDias_BA) November 30, 2023