Pela primeira vez, o técnico Tite e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodrigues estarão juntos em um evento no Brasil depois que o dirigente assumiu a entidade. Às 10h, desta quarta-feira (11), 26 jogadores foram convocados por Tite para os próximos três amistosos. Ao que tudo indica, Rodrigues acompanhará tudo de perto.
Mesmo após a confirmação de Tite sobre deixar a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo, Rodrigues já afirmou que nunca foi informado pelo treinador sobre o seu desejo de encerrar o ciclo.
O grupo que assumiu a CBF com Rodrigues discute a questão e outras mudanças que têm sido realizadas na entidade. Desde a eleição, no fim de março, quatro diretores foram desligados, a comissão de Arbitragem foi reformulada, com dez demissões, no entanto, a seleção principal segue intacta.
O principal interlocutor entre diretoria e comissão técnica é Juninho Paulista, porém a sua permanência na CBF é considerada difícil, independente do resultado da Copa.
Tite se preocupa com os últimos preparativos para a competição de novembro e tenta ficar alheio às mudanças. Porém, mesmo que realmente deixe a seleção no final do ano, o desempenho da equipe na competição pode afetar a percepção existente entre caciques da nova gestão, de que seu substituto deve ser um treinador estrangeiro.
Nomes já especulados como substituto de Tite foram o de Pep Guardiola, que já descartou a possibilidade e Jorge Jesus que deixou as portas abertas.
No entanto, a tendência é que as movimentações claras aconteçam apenas após o Mundial, pois é prudente deixar que o trabalho de Tite se encerre sem maiores interferências, tendo em vista que qualquer mudança a seis meses da competição poderia resultar em uma eventual derrota.