Altitude a favor

The Strongest x Bahia marcará 1ª partida oficial do ano dos bolivianos, tabu e problemas extracampo

Tricolor se baseia no Ceará para quebrar tabu de 12 anos dos bolivianos

Foto: Divulgação/The Strongest
Foto: Divulgação/The Strongest

The Strongest e Bahia se enfrentam pelo jogo de ida da 2ª fase da pré-Libertadores, às 21h30 desta terça-feira (18), na Bolívia. A partida marcará o primeiro jogo oficial do ano da equipe boliviana, tabu a ser defendido e problemas extracampo vivenciados pelo adversário do Esquadrão.

De forma oficial, o The Strongest ainda não entrou em campo em 2025. Assim, a primeira partida válida da temporada vai ser justamente diante do Bahia. A última vez que o clube boliviano entrou em campo para um jogo oficial foi no dia 20 de dezembro de 2024, quando venceu o Blooming por 4 a 1 pelo Campeonato Boliviano, no qual foi vice-campeão.

Contudo, de lá para cá o Bahia já disputou 11 jogos, todos em 2025, sendo três com o elenco do sub-20. Dessa forma, o Tricolor jogou nove vezes com o time principal comandado por Rogério Ceni, com seis triunfos e três empates.

Tabu defendido pelo The Strongest e inspiração no Ceará

Apesar de ainda não ter entrado em campo neste ano, o The Strongest defende um longo tabu. Assim, não perde para brasileiros, como mandante, há 12 anos e tem como principal trunfo os 3.600 metros de altitude em La Paz para dificultar a vida dos visitantes.

A última vez que os bolivianos foram derrotados em casa por clube brasileiro na Libertadores foi em 2013, quando o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho venceu por 2 a 1. Depois disso, foram nove jogos contra brasileiro, com sete vitórias bolivianas e dois empates. Entre os adversário, estavam São Paulo (2), Athletico-PR (2), Internacional, Santos (2), Fluminense e Grêmio.

Contudo, o Bahia pode usar o exemplo do Ceará para conseguir quebrar o tabu e vencer o The Strongest na Bolívia. Isso porque, o Vozão venceu os bolivianos por 2 a 1 em La Paz, pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana, em 2022. No jogo de volta, conseguiu a classificação depois de aplicar um sonoro 3 a 0 no Castelão.

Problemas extracampo

Além disso, o The Strongest chega para o confronto tendo que enfrentar problemas que vão além do campo de jogos. Membros da imprensa boliviana e torcedores do clube apontam o atual momento do time como uma das piores crises institucionais da história.

Dessa forma, o principal alvo das críticas é o presidente Ronald Crespo. Os torcedores também cobram contratações, organização no clube e questionaram a falta de amistosos preparatórios para o duelo diante do Bahia. Neste mês, a equipe chegou a fazer um amistoso contra o Binacional, do Peru, que terminou empatado em 3 a 3.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.