Esporte

Surfe: Kelly Slater é campeão em Pipeline, na 1ª etapa do Mundial

A bateria final aconteceu entre a lenda do surfe que completa 50 anos na próxima sexta-feira (11), e Seth Moniz, de 24 anos

World Surf League
World Surf League

O surfista americano Kelly Slater conquistou seu 11° título mundial no circuito de surfe. A bateria final aconteceu entre a lenda do surfe que completa 50 anos na próxima sexta-feira (11), e Seth Moniz, de 24 anos.

O americano conseguiu um tubo excelente de backdoor e ganhou a nota 9.00 que encaminhou o oitavo título dele em Pipeline. Depois, veio um 8.17, que foi o bastante para chegar ao 56º título na elite do surfe.

Mais jovem e mais velho campeão da história, Slater não vencia uma etapa do tour desde 2016. Dois anos antes de Moniz estrear no WCT, a convite, justamente em uma etapa em Pipeline. O último dos 11 títulos do recordista veio em 2011, um ano antes do havaiano começar no circuito júnior.

Depois de duas etapas no Havaí, o Mundial de Surfe vai passar por Portugal, duas etapas na Austrália, Indonésia, El Salvador, Brasil, África do Sul e Taiti, além do Finals em Trestles, na Califórnia. Mas o calendário ainda pode sofrer alterações de acordo com o desenrolar da pandemia do novo coronavírus e das restrições aplicadas por cada país. 

A WSL, entidade que organiza o Mundial, vai seguir os protocolos das autoridades locais para cada etapa, e a exigência de vacinação contra Covid para entrar em alguns países pode tirar de algumas etapas Kelly Slater, como as da Austrália.