Esporte

STJD marca julgamento de Wagner Leonardo para quarta-feira

As punições são variadas e podem alcançar até 12 jogos

Reprodução/ TV Bahia
Reprodução/ TV Bahia

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a marcação do julgamento do zagueiro do Vitória, Wagner Leonardo, para às 10h30 desta quarta-feira (22). O jogador será julgado por agressão e invasão de campo no jogo entre Vitória e São Paulo.

O caso aconteceu no último dia 5 de maio, em partida pela 5ª rodada do Brasileirão, no Barradão. Logo aos seis minutos de jogo, Wagner Leonardo foi expulso depois de uma cotovelada em Calleri, atacante do São Paulo. O Juiz Ramon Abatti Abel reviu o lance no VAR e expulsou o jogador do Leão.

No intervalo da partida, quando o Vitória já perdia por 1 a 0, o zagueiro expulso retornou ao campo para conceder entrevista, o que não é permitido depois de uma expulsão. Osvaldo, do Vitória, Luciano, do São Paulo e o staff do Rubro-Negro tantaram conter o jogador, mas sem sucesso. Na entrevista, Wagner Leonardo criticou a atitude da arbitragem.

“Não estou aqui para criar polêmica. Estou para dizer a minha chateação, insatisfação. A gente tem um trabalho lindo e longo pela frente. Por forças maiores a gente não consegue”, diz o jogador.

Punições aplicáveis

Wagner Leonardo foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). As punições são variadas e podem alcançar até 12 jogos. Vale ressaltar que no último confronto do Vitória pelo Brasileirão, contra o Vasco, o zagueiro já cumpriu um jogo de punição pela suspensão automática.

Artigos nos quais Wagner Leonardo foi citado:

  1. Artigo 254-A – Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente.
    Punição prevista: suspensão de quatro a doze partidas.
  2. Art. 258-B – Invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar. 
    Punição prevista: suspensão de uma a três partidas.
  3. Art. 258 – Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva.
    Punição prevista: suspensão de uma a seis partidas.

 

Além do jogador, o Vitória também pode receber uma multa que varia entre R$ 100 a R$ 100 mil. O clube foi citado no Art. 213, por conta de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir” a invasão de campo.

Vitória x Botafogo – Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (22), o Vitória recebe o Botafogo, às 19h, no Barradão. A partida é válida pelo jogo de volta das oitavas de finais da Copa do Brasil. Por ser de outra competição, Wagner Leonardo estará à disposição de Thiago Carpini, novo treinador do Vitória.