A Seleção Brasileira de Nado Sincronizado, que passou dez dias em solo baiano, treinando intensivamente na Nova Piscina Olímpica da Bahia, deixa a capital baiana na tarde desta quarta-feira (20). A delegação chegou no domingo (10) e agora retorna ao Rio de Janeiro, onde fará os preparativos finais na Escola Naval, encerrando todas as atividades no dia 29. Dois dias depois, em 1º de agosto, as atletas dão entrada na Vila Olímpica.
“Estamos focados nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, por isso, foi muito bom para nosso trabalho este período de aclimatação em Salvador”, revelou a técnica Maura Xavier. Neste período, a rotina de treinamentos da equipe chegou a quase 10 horas diárias. "O nado sincronizado é um esporte em que você treina, treina, treina, mas nunca sai perfeito. A gente busca a perfeição e dedica-se a esse algo que falta", completa.
Minucioso e detalhista, o nado sincronizado é um dos esportes olímpicos mais desgastantes. Nesta modalidade, as atletas competem duas vezes, tanto na disputa por equipe quanto no dueto, em apresentações de rotina livre e rotina técnica. A diferença é que a rotina técnica é maior e tem elementos obrigatórios, ao contrário da rotina livre.
As rotinas técnicas são apresentações com tempo de execução menor e com movimentos obrigatórios comuns a todas as equipes. Já as rotinas ou coreografias livres têm um tempo maior de execução e maior liberdade de criação. A atual seleção brasileira de nado sincronizado está reunida desde o início de 2014, trabalhando com o foco totalmente voltado para os Jogos Olímpicos.
O Brasil jamais subiu ao pódio olímpico no nado sincronizado e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda não cogita medalhas nos Jogos do Rio. Ainda assim, as metas já estão traçadas. Para a equipe, o objetivo é terminar na sexta colocação. Já para o ‘dueto’, espera-se que a dupla brasileira avance para a final e, portanto, feche a competição entre os 12 melhores.
A equipe que vai disputar os Jogos olímpicos Rio 2016 está formada pelo ‘dueto’ Luísa Borges e Maria Eduarda ‘Duda’ Miccuci, além de Lara Teixeira, Pâmela Nogueira, Maria Bruno, Maria Clara Lobo Coutinho, Beatriz Feres, Branca Feres e Lorena Molinos.
(Fonte: Secom – BA)