O final de semana foi positivo para os baianos que disputaram as finais das categorias do Campeonato Brasileiro Elite 2023 em Foz do Iguaçu (PR). Ao todo, foram 13 lutas, seis no feminino e sete no masculino, onde em seis, baianos levaram a melhor.
Um dos confrontos mais esperadios era da categoria até 66kg feminina, entre Bárbara dos Santos (BA) e Beatriz Soares (RJ). A carioca saiu na frente, mas Bárbara reagiu para levar a vitória nos últimos dois assaltos.
Na categoria até 54kg, também do feminino, Tatiana Chagas (BA) venceu Rayssa Carneiro (PR) e dedicou a vitória a sua avó, que morreu no último mês.
Nos 75kg, enfrentando Flávia Figueiredo (RJ), a baiana Viviane Pereira (BA) levou a melhor e ficou com a medalha de ouro por 5 a 0.
No masculino, o vice-campeão Keno Marley (BA) garantiu seu quinto título nacional, com uma vitória unânime sobre Ramon Batagello (SP).
Na categoria 71kg, em sua sexta final seguida de Campeonato Brasileiro, Kaian Reis (BA) venceu Maksuel dos Santos (AM) por 5 a 0.
Já na categoria super pesado (+92kg), Joel da Silva (BA) garantiu a medalha de ouro, em decisão unânime contra em Luis Rotta (RS).