A segunda etapa dos Jogos Escolares da Bahia (JEB) 2024 acontecerá neste fim de semana, com as modalidades individuais. Mais de 200 escolas, oriundas de todo o estado, estarão presentes após as 27 etapas territoriais e as seis classificatórias finais interterritoriais.
Os atletas competirão em atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, vôlei de praia, wrestling e tênis de mesa.
As disputas serão divididas em duas categorias de idade: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos gêneros feminino e masculino. Porém, nas modalidades Judô, Tênis de Mesa e GR, há uma pequena alteração para atender as faixas etárias dos Jogos da Juventude (Nacional). Os jovens competidores não estarão apenas em busca de medalhas e troféus, mas também de uma chance de se destacar como futuros talentos do esporte baiano.
A primeira etapa do JEB 2024 aconteceu no último fim de semana, a competição trouxe disputas acirradas nas Modalidades Coletivas, envolvendo mais de 80 escolas e representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). As equipes vencedoras, compostas por atletas juvenis de 15 a 17 anos, garantiram seu lugar nos Jogos da Juventude, enquanto os atletas infantis (12 a 14 anos) já haviam sido definidos nas seletivas de julho.
Pela primeira vez, a maioria das equipes participantes das Modalidades Coletivas veio de escolas públicas e do interior do estado, um marco importante para o desenvolvimento e a inclusão do esporte escolar na Bahia.
A Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), juntamente com o Governo do Estado, representado pela SEC e SUDESB, compõe o Grupo de Trabalho que está à frente da organização do evento. Tudo está sendo preparado com muito cuidado, desde a logística até a segurança dos competidores e espectadores. A programação completa, incluindo locais e horários das competições, pode ser consultada online, através do Instagram da FBEE (@fbee_ba).
Com a promessa de revelar novos talentos e oferecer momentos de superação e conquista, os Jogos Escolares da Bahia seguem inspirando e mobilizando toda a comunidade escolar e esportiva do estado. O fim de semana será repleto de adrenalina e torcida, enquanto os jovens atletas mostram todo o seu potencial.