Esporte

Salvador lança Calendário de Turismo Esportivo com 16 grandes eventos

O prefeito Bruno Reis ainda disse que até o fim de outubro, o planejamento é que Salvador conte com 20 academias gratuitas

Salvador FM
Salvador FM

De competições regionais a internacionais, Salvador contará um calendário de turismo esportivo recheado. Durante o evento de apresentação, nesta quarta-feira (19), o prefeito Bruno Reis divulgou o cronograma esportivo da capital baiana para o segundo semestre de 2024 ao início de 2025. O anúncio foi realizado no Shopping da Bahia

Além do prefeito, o evento de divulgação contou com a presença de Isaac Edington (presidente da Saltur), Pedro Tourinho (secretário de cultura e turismo de Salvador), Júnior Magalhães ( secretário de promoção social, combate à pobreza, esportes lazer de Salvador), Felipe Lucas (diretor geral de esportes de Salvador), Thays Leitão (gerente de marketing do Shopping da Bahia), Cleber Castro (presidente da Federação Baiana de Triathlon) e Diego Albuquerque (presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos), além de outros gestores públicos e privados.

Pelo segundo ano, Salvador organiza o Calendário de Turismo Esportivo para a cidade. O Cronograma conta com pelo menos 16 eventos esportivos de grande porte para atrair atletas amadores e profissionais de modalidades como natação, corrida, ciclismo, triatlo, canoagem e outras.

Além disso, um dos objetivos dessa organização é conciliar o esporte com o turismo, oferecer mais atrativos aos turistas, que já vêm a Salvador pelas belezas naturais, pela efervescência cultural e suas grandes festas populares, além da religiosidade, gastronomia e patrimônio histórico, pelos quais a capital baiana é mundialmente famosa.

“Esporte é disciplina, é foco, é respeito, é hierarquia, é saúde. Também divulgando com antecedência todo o calendário anual dos eventos esportivos fica mais fácil que os atletas de todo o Brasil, de fora do Brasil possam se organizar e se programar para vir. Nós temos aqui competições que são regionais, nacionais e até competições internacionais que nós atraímos aqui para Salvador, que vão fazer parte desse calendário tão importante ser divulgado com antecedência e tenho certeza que com isso ganha também o turismo da nossa cidade. A gente traz milhares de visitantes. Um atleta quando vem traz sua família, sua equipe, seu estado e acaba com isso, lotando os nossos hotéis, bares, restaurantes consumindo os nossos produtos típicos”, explica Bruno Reis, prefeito de Salvador.

 

 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 363,6 mil turistas que viajaram pelo país para lazer tiveram como motivação praticar ou assistir esportes. O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, se apega nisso para também movimentar o setor econômico da capital baiana.

“A economia, a qualidade de vida e o esporte andam juntos. Todos esses eventos geram a movimentação econômica. Porque as pessoas se preparam, as pessoas treinam, as pessoas adquirem produtos esportivos, que vamos aqui desde um simples suplemento a tênis, e camisetas, enfim, a produtos e serviços que o esporte agrega, que o esporte promove. Então, eu costumo dizer que todo investimento em esporte forma de vários benefícios para a cidade, entre eles a qualidade de vida das pessoas, a autoestima das pessoas”, esclarece Isaac Edington.

Confira o calendário de turismo esportivo de Salvador:

  • Ultra Maratona da independência – 01/07 de 2024
  • Trion Track & Field Experience – 12 a 14/07 de 2024
  • Maratona Salvador – setembro de 2024
  • Intermed Bahia – 07 a 12/10 de 2024
  • Desafio dos Faróis – 19/10 de 2024
  • Trion Salvador – 01/12 de 2024
  • Copa Bahia Internacional de águas Abertas (Praia de Inema) – 05 a 08/12 de 2024
  • Travessia Itaparica-Salvador – 21 e 22/12 de 2024
  • Corrida Sagrada – 16/01 de 2025
  • Triathlon Copa Nordeste – 23/03 de 2025
  • Salvador 10 milhas – 30/03 de 2025
  • Oceanman – 29 e 30/03 de 2025
  • Salvador Triton – 06/04 de 2025

 

Além desses 13 eventos apresentados, a prefeitura de Salvador e a Saltur já confirmaram a realização de mais três. O prefeito Bruno Reis ainda disse que até o fim de outubro, o planejamento é que Salvador conte com 20 academias gratuitas. A primeira delas já deve ser lançada neste sábado, às 7h30, no Dique do Tororó. O gestor ainda convidou todos da prefeitura e se garantiu na corrida pré-treino.

“Quero convidar toda a galera da prefeitura para a gente primeiro correr e dar uma volta no Dique, porque fica GG, Felipe Lucas e Maurício discutindo, quem é que tem a melhor forma, eu quero ver disputar com o prefeito. E depois todo mundo fazer aula de musculação. Mas gente, é gratuito, as pessoas vão poder baixar um aplicativo no celular, onde pode marcar o horário do treino, vai chegar lá, vai ter o instrutor, ou personal, vão ter estagiários de educação física, que vão orientar como fazer a musculação”, revela o prefeito.