A dupla BA x VI prometeu um ano de 2021 de mudanças e resultados, mas o que se viu foi torcedores decepcionados com os rebaixamentos. Um para a Série B e o outro para a Série C. Confira os cinco acontecimentos mais importantes da dupla preferida do futebol baiano e veja matéria em vídeo, abaixo:
BAHIA
5. Campeonato Baiano
Maior campeão estadual, o Bahia optou por utilizar o seu time de transição em mais uma temporada. Em uma campanha muito questionada pelos tricolores, a equipe do técnico Cláudio Prates foi eliminada na semifinal pelo Bahia de Feira.
4. Copa Sul-Americana
Com um novo formato que pôs as equipes em grupos, o Bahia enfrentou Independiente, Guabirá e Montevideo City Torque, mas amargou a eliminação na primeira fase. A equipe sonhava em chegar, ao menos, nas fases decisivas, a exemplo de 2018, quando parou nas quartas de final.
3. Copa do Nordeste
A única alegria da torcida do Esquadrão de Aço foi no regional. Após semifinais e finais eletrizantes contra Fortaleza e Ceará, o goleiro Matheus Teixeira e o camisa 9 Gilberto fizeram a diferença para o time comandado por Dado Cavalcanti.
2. Copa do Brasil
O Tricolor foi até as oitavas de final e sucumbiu diante do Atlético-MG, que se tornou o campeão em seguida.
1. Campeonato Brasileiro
O Tricolor começou bem o Brasileirão, figurando nos primeiros lugares, mas o bom momento durou pouco. Após uma sequência de derrotas, o técnico Dado Cavalcanti foi demitido e a diretoria apostou no argentino Diego Dabove, que não teve um bom aproveitamento nas seis partidas que disputou. Em meio ao desespero, a opção foi Guto Ferreira. Com o "Gordiola", o Tricolor arrancou bem, mas caiu em uma espiral de desempenhos ruins aliados a erros de arbitragem, o que colocou a equipe na zona de rebaixamento. No fim, tristeza para o Esquadrão, que amargou o quarto rebaixamento em sua história.
VITÓRIA
Em uma temporada marcada pela eliminação na primeira fase do Baiano, eliminação na Copa do Nordeste 2022 e queda para a Série C, o Vitória teve um ano doloroso. Fechou o ano com um presidente afastado, o vice de licença e o presidente do Conselho Deliberativo no comando do clube. E só por isso é possível ter ideia da turbulenta temporada rubro-negra.
5. Campeonato baiano
O Vitória não conseguiu passar da primeira fase do Campeonato Baiano e viu o Bahia ficar de fora da decisão do estadual. Assim, para entrar na fase de grupos da Copa do Nordeste, o Vitória precisou disputar a Pré-Copa do Nordeste.
4. Copa do Brasil
O melhor momento do rubro negro deste ano foi ter conseguido chegar as oitavas de final da Copa do Brasil. No fim, foi derrotado pelo Grêmio e deu adeus a mais um prêmio.
3. Queda para a série C
O Vitória encerrou a temporada 2021 com o rebaixamento para a série C, após derrota para o Vila Nova, na última rodada da Série B do Brasileiro. No Barradão, mais de 5 mil torcedores viram de perto a queda anunciada ao longo do campeonato se tornar realidade. O rubro negro ainda disputou 38 rodadas com apenas oito vitórias conquistadas durante a temporada.
2. Afastamento do presidente Paulo Carneiro
Paulo Carneiro foi afastado da presidência do Vitória pelo Conselho Deliberativo do clube por ser investigado por indícios de gestão temerária. Seu primeiro afastamento do cargo foi anunciado no início de setembro.
1. Vice pede licença
Mais um remexo dentro do vitória após a saída de Paulo Carneiro. Desde então, o Leão vinha sendo comandado por Luiz Henrique Viana, o vice-presidente. Mas, no final de outubro, ele pediu licença por motivos de saúde, durante 30 dias. E até hoje, em dezembro, o clube está sendo presidido interinamente pelo presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Mota.
Veja a matéria completa abaixo: