Sem espaço na equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni, o atacante Rafael Ratão está há um mês sem atuar com a camisa do Bahia. A última partida do jogador foi no dia 24 de março.
A última atuação de Ratão foi no triunfo por 1 a 0 contra o Maranhão, pela Copa do Nordeste, quando ele entrou no 2º tempo e jogou por 23 minutos. De lá para cá, foram seis jogos do Bahia que Ratão nem entrou em campo.
Até na final do Campeonato Baiano, quando Rogério precisava de características de velocidade em campo, Ratão não foi opção em nenhum dos dois jogos.
Apesar de bons números na temporada, o jogador não está sendo utilizado por Ceni. Neste ano, Rafael Ratão disputou 13 jogos (apenas quatro como titular) e marcou cinco gols.
Com ele em campo, o Bahia perdeu apenas um jogo, que foi contra o River-PI, pela Copa do Nordeste. Na ocasião, o atacante jogou apenas 11 minutos, depois de entrar na etapa final.
Rafael Ratão disputa posição com Biel e Ademir, caso seja utilizado como extremo, e com Everaldo, Estupiñán e Thaciano, caso seja utilizado como centroavante.
No próximo sábado (27), Ratão pode ganhar a 1ª oportunidade na Série A deste ano. O Bahia recebe o Grêmio na Arena Fonte Nova, às 21h, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.