O ótimo desempenho do Vitória nas últimas rodadas, aliada a performance ruim do Bahia ao longo deste segundo turno da Série A, fez com que os rivais históricos do futebol baiano se aproximassem na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro a apenas quatro rodadas do final do torneio.
Com os três pontos garantidos sobre o Criciúma, fora de casa, na quarta-feira (21), o Leão da Barra chegou aos 41. Considerando apenas o segundo turno, o rubro-negro é o 6º colocado, com 26 pontos, os mesmos do São Paulo, mas perde nos critérios de desempate. O desempenho é bem diferente do registrado na primeira parte do campeonato, quando foi o penúltimo, tendo conseguido apenas 15 pontos.
Por outro lado, o Bahia que terminou o primeiro turno com 31 pontos, vem tendo uma performance abaixo do esperado pelo torcedor no segundo turno – ontem, derrota novamente de virada, desta vez para o Palmeiras, em casa. Neste momento, é o 13º, com somente 15 pontos. No geral, são 46 e a oitava colocação no torneio nacional. O rival, que há algumas rodadas estava próximo do Z-4, agora aparece em 12º. A diferença na pontuação entre os dois é de somente cinco pontos.
Nas ruas, há quem diga que a possibilidade de o Vitória terminar à frente do Bahia ao final do Campeonato Brasileiro é real. No entanto, um detalhe chama a atenção com relação a dupla Ba-Vi. Enquanto o rubro-negro enfrenta times que estão na parte de cima da tabela e estão até na briga pelo título, o tricolor tem duelos contra equipes que tentam fugir da zona de rebaixamento.
Confira a tabela da dupla Ba-Vi:
Jogos do Bahia
Bahia x Atlético Paraense (casa)
Bahia x Cuiabá (fora)
Bahia x Corinthians (fora)
Bahia x Atlético de Goiás (casa)
Jogos do Vitória
Vitória x Botafogo (fora)
Vitória x Fortaleza (casa)
Vitória x Grêmio (casa)
Vitória x Flamengo (fora)