Esporte

Quem levanta a taça? Bahia e Vitória decidem Campeonato Baiano neste domingo

Tricolor busca erguer sua 51ª taça de estadual; Leão, após sete anos, pode levantar 30º troféu

Tiago Caldas/ECBahia
Tiago Caldas/ECBahia

Neste domingo (7), a partir das 18h – ou até mais, se a decisão for para os pênaltis – o futebol baiano saberá se teremos um novo campeão após sete anos ou se o atual detentor do título vai manter a coroa. Às 16h, Bahia e Vitória se enfrentam pelo duelo decisivo do Campeonato Baiano, na Arena Fonte Nova.

O Leão da Barra joga pelo empate, uma vez que, na partida de ida, venceu o Esquadrão por 3×2, de virada, no Barradão. Ao tricolor, para ser campeão nos 90 minutos, tem que vencer por dois ou mais gols de diferença – em caso de triunfo por 1×0 ou 2×1, por exemplo, a decisão do título vai para os pênaltis.

Atual campeão, o Bahia quer, sob o comando do grupo City, manter a hegemonia sobre o maior rival no estado em número de conquistas, chegando a sua 51ª taça. Já o Leão, que vem de um título recente do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, quer quebrar um jejum incômodo: há sete anos não vence o estadual – a última conquista foi em 2017, justamente sobre o Bahia. Caso consiga o feito hoje, o rubro-negro garante o 30º troféu da competição.

Do lado do tricolor, o técnico Rogério Ceni, bastante criticado pela postura do time e substituições durante o clássico no Barradão, tem como desfalques Ryan, Everaldo e Acevedo. No mais, o time deve ser o mesmo do último jogo, com Luciano Juba e Thaciano no ataque.

Escalação provável: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Cuesta e Rezende; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Luciano Juba e Thaciano.

Do lado do Vitória, a tendência a de que Léo Condé repita a escalação do primeiro jogo, formando o meio de campo com jogadores que tenham mais características de marcação.

Escalação provável: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira, Dudu e Rodrigo Andrade; Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro.

A arbitragem da partida será de Emerson Ricardo de Almeida, da Federação Baiana de Futebol. Ele será auxiliado por Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira. A arbitragem de vídeo ficará por conta do gaúcho Daniel Nobre Bins, do quadro da FIFA.