A brasileira e bicampeã paralímpica, Silvânia Costa conquistou na noite desta quinta-feira (26) mais uma medalha de ouro na modalidade de salto em distância, da classe T11 (de pessoas com deficiência visual), na Paralimpíada de Tóquio. Essa foi a segunda vitória de Silvânia nos jogos paralímpicos.
A atleta fez questão de agradecer ao seu treinador, Everaldo Braz, e contou que antes de entrar no estádio olímpico, disse a ele: "A sua voz é o meu salto".
A mineira, tinha conquistado o ouro no Rio 2016, ao alcançar 5 metros. Essa foi sua melhor marca na temporada. A prata ficou com a uzbeque Asila Mirzayorova (4,91m) e o bronze com a ucraniana Yuliia Pavlenko (4,86 m). A outra brasileira na disputa, Lorena Spoladore, terminou na quarta posição ao saltar 4,77m.
Silvânia queimou suas duas primeiras tentativas, saltou 4m76 na terceira e 4m69 na quarta. Após o salto do ouro, de 5 metros, ainda tentou bater o próprio recorde mundial de 5m46 na última tentativa, mas ficou em 4m84. Já levantou gritando e pulando, comemorando o bicampeonato com uma alegria contagiante.