Esporte

Paralimpíada 2020: delegação brasileira embarca para Tóquio nesta quinta (5)

Seleções de quatro esportes foram festejadas ao sair do CT Paralímpico

Divulgação/Daniel Dias
Divulgação/Daniel Dias

A Olimpíada só termina neste domingo (8), mas a Paralimpíada de Tóquio, que inicia no próximo dia 24 de agosto, já é realidade para 130 integrantes da delegação brasileira. Na madrugada desta quinta-feira (5), as seleções paralímpicas embarcaram rumo a sede dos Jogos.

As seleções de natação, tênis de mesa, halterofilismo e goalball, além de membros das comissões técnicas, médica e administrativa, estão entre as selecionadas para disputar as Paralimpíadas. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em razão da pandemia do coronavírus, o grupo fez dois testes PCR antes do embarque e será submetido a novos exames no país-sede da Paralimpíada.

 

 

Nomes importantes do paradesporto nacional, como o judoca Antônio Tenório, a velocista Ádria Santos (ambos tetracampeões paralímpicos), o nadador Clodoaldo Silva (dono de 14 medalhas, seis douradas) e o ala Ricardinho, tricampeão do futebol de 5 nos Jogos, foram homenageados com bandeiras personalizadas.

Os demais integrantes da delegação viajam para Tóquio nos próximos dias. A seleção de atletismo embarca no sábado (7). No dia seguinte, rumam à capital japonesa os atletas e membros de comissão técnica de tiro com arco, judô, remo, vôlei sentado, tênis em cadeira de rodas, bocha e futebol de 5. Na outra quinta-feira (12), será a vez das equipes de parabadminton e paracanoagem – os atletas deste último sairão da Hungria. Por fim, entre os dias 17 e 25, partem os grupos de ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, hipismo, maratona, triatlo, tiro esportivo e parataekwondo.