Até esta segunda-feira (19), os jogos olímpicos de Tóquio já registraram 58 casos positivos de Covid-19.Foram infectados quatro atletas, 17 membros dos comitês internacionais e nacionais, cinco jornalistas, três funcionários da Tóquio 2020 e 29 terceirizados. Os dados são disponibilizados pelo comitê organizador.
Adiada em um ano por causa do surgimento da pandemia, a Olimpíada de 2020 será aberta oficialmente na próxima sexta-feira (23), às 11hs da noite (horário brasileiro). As competições começam dois dias antes e prosseguem até 8 de agosto. Haverá também a Paralimpíada, entre 24 de agosto e 5 de setembro.
Médico-chefe de um comitê independente para a Covid-19, Brian McCloskey assegurou que foram criadas camadas de proteção para a realização da Olimpíada, entre elas testes realizados diariamente nos atletas até a vacinação, não-obrigatória para a entrada no Japão ou participação nas competições.
”Os números de casos positivos até agora são muito baixos”, disse McCloskey. “Monitoramos as pessoas desde a chegada no aeroporto e, cada camada do protocolo, é uma proteção a mais, é uma redução do risco de que o coronavírus seja espalhado”.