Esporte

Nova geração de surfistas marca presença no Circuito Banco do Brasil de Surfe em Salvador

A competição começa nesta quinta-feira (12) e vai até domingo (15), nas ondas do mar da Praia de Stella Maris

Vagner Souza/Portal Salvador FM
Vagner Souza/Portal Salvador FM

Salvador será a capital brasileira do surfe nos próximos dias. Isso porque, a capital baiana foi escolhida para sediar a segunda das três etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe. A competição começa nesta quinta-feira (12) e vai até domingo (15), nas ondas do mar da Praia de Stella Maris. O objetivo é descobrir novos talentos em cada região do país.

Os detalhes do circuito, que terá flashes ao vivo ao longo da programação da rádio Salvador FM, foram apresentados nesta quarta-feira (11) durante coletiva de imprensa que contou com a presença de alguns surfistas em destaque como Juliana dos Santos, Tainá Hinckel, Lucas Vicente e Ryan Kainalo.

Considerada uma das grandes promessas do surfe feminino brasileiro, a cearense Juliana dos Santos falou sobre a importância da realização de eventos como esse na região Nordeste.

"Eventos como esse proporciona oportunidades para atletas que não têm condições financeiras para viajar para outros estados. Creio que irão surgir novos talentos por aqui", disse a atleta que venceu o primeiro campeonato com 10 anos de idade. "A dedicação e o esforço são que valem sempre. Quando a gente se esforça, os resultados chegam", acrescentou.

Por falar nisso, esforço e dedicação também não faltam para o atual campeão mundial Pro Junior da World Surf League, Lucas Vicente. Durante a coletiva, ele comentou sobre a preparação para participar do circuito.

 "Venho treinando desde o ano passado. Me preparei e estou muito bem fisicamente e psicologicamente. Foram alguns meses dedicados a treinamentos e campeonatos. Esse circuito Banco do Brasil é muito irado porque dá para ditar o ritmo ao longo do ano", afirmou o atleta que foi semifinalista no campeonato Pró Júnior em 2019, também na praia de Stella Maria.

Quem também tem boas recordações das ondas baianas é a surfista Tainá Hinckel. Atual líder do ranking do Circuito Banco do Brasil de Surfe, ela já vários campeonatos no estado.

"O Banco do Brasil está fazendo um circuito muito legal incentivando bastante o surfe brasileiro e isso é muito importante para todos nós que estamos aqui para poder conseguir um espaço no circuito mundial. Me sinto muito feliz de estar aqui na Bahia novamente que é um lugar que eu já venci algumas vezes", frisou.

Todas as etapas do circuito são válidas pelo World Surf League (WSL) Qualifying Series e realizadas com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres, incentivada pela Liga. O evento trará atividades esportivas e recreativas gratuitas para a população de Salvador e cidades vizinhas.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe conta com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management e a segunda etapa será realizada também com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador. A competição será transmitida ao vivo da Praia de Stella Maris pelo WorldSurfLeague.com e, também, pelo Aplicativo WSL.

A última etapa será realizada em Ubatuba (SP) nos dias 25 a 28 de agosto, quando será definido os melhores surfistas de cada categoria. Quem ficar em primeiro lugar nos rankings masculino e feminino, computando os pontos das três etapas, receberá um convite especial para participar do único evento do WSL Challenger Series na América Latina esse ano, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil no mês de novembro.