O Brasil bateu o Chile de virada por 2×1, na noite de quinta-feira (10), e deu um respiro na tabela das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A partida aconteceu no Estádio Nacional de Santiago e foi válida 9ª rodada da competição que garante seis vagas diretas para o Mundial que será realizado no Canadá, México e Estados Unidos.
O resultado dos comandados de Dorival Júnior veio no sufoco. Logo no primeiro minuto de partida, o susto: o atacante chileno Vargas recebeu um cruzamento livre, nas costas do lateral-direito Danilo, e cabeceou no contrapé do goleiro Ederson, que aceitou.
O resultado negativo mantinha a equipe na sétima colocação das Eliminatórias, com 10 pontos – os seis primeiros, ao fim do torneio, garantem a classificação direta para a Copa do Mundo e o sétimo disputa uma repescagem.
“Botafogo vira”
Após alguns lances de lado a lado, o Brasil finalmente chegou ao empate no final do primeiro tempo. Aos 45 minutos, o atacante do Botafogo, Igor Jesus, recebeu um cruzamento na medida de Savinho e, de cabeça, deixou tudo igual na capital chilena.
O desempenho ruim fez com que Dorival Júnior promovesse duas mudanças no time titular, com as saídas de André e Lucas Paquetá e as entradas de Bruno Guimarães e Gerson. A mexidas melhoraram a qualidade da equipe e o Brasil passou a ser mais dominante.
O triunfo, porém, só veio no final da segunda etapa. Após bela jogada individual, o atacante Luiz Henrique, também do Botafogo, virou a partida aos 43 minutos, com um chute perto da meia-lua da grande área: Brasil 2×1.
E agora?
O resultado colocou o Brasil na 4ª colocação das Eliminatórias para a Copa do Mundo, com 13 pontos, atrás somente do Uruguai (15 pontos, mas com um jogo menos), Colômbia (16) e Argentina (19). A próxima partida da equipe verde e amarela será na próxima terça-feira (15), às 21h45, contra o Peru, lanterna das Eliminatórias, na Arena Mané Garrincha, em Brasília.