Neste dia 13 de agosto é celebrado o dia mundial dos canhotos. Com isso, o Portal Salvador FM listou cinco jogadores que têm o pé esquerdo como dominante, e que passaram ou estão no Bahia e no Vitória.
A crença do mundo do futebol diz que o jogador canhoto tende a ser aquele com maior habilidade em campo. No futebol, os atletas que têm a perna esquerda dominante são raridade, porém costumam fazer diferença pela qualidade com a bola nos pés.
Quando a análise é feita com base no futebol mundial, é possível encontrar nomes de peso como o do argentino Lionel Messi, do holandês Robben ou até mesmo dos brasileiros campeões mundiais Roberto Carlos, Rivaldo e Alex.
Relembre cinco canhotos que já passaram pelo Bahia
- Raudinei: Eternizado na história do Bahia, Raudinei é conhecido por marcar o gol do título estadual de 1994 no último minuto de jogo, contra o Vitória, justamente com a perna esquerda.
- Ávine: Cotado como um dos laterais-esquerdos mais habilidosos da história do Bahia, Ávine é cria da base tricolor e esteve no clube de 2006 a 2015, com um empréstimo ao Santo André em parte de 2009. Devido às lesões, ele não conseguiu manter o alto nível, rodou por outros clubes e encerrou a carreira em 2020, aos 32 anos de idade. Pelo Esquadrão atuou em 164 jogos e marcou 15 gols.
- Artur Victor: Revelado pelo Palmeiras, o atacante Arturzinho chegou ao Bahia em 2019 por empréstimo e logo conquistou a torcida pela velocidade e habilidade. Foram 55 jogos, dez gols e nove assistências pelo Tricolor. Atualmente, com 26 anos, o jogador está no Zenit, da Rússia.
- Everton Ribeiro: Camisa 10 do atual elenco, Everton Ribeiro deixou o Flamengo com status de ídolo para ser a grande contratação do Bahia na era do Grupo City. Já marcou três gols e deu uma assistência nos seis Ba-Vis deste ano.
- Luciano Juba: Mais um que faz parte do elenco atual, Juba chegou ao Bahia no meio de 2023. Apesar de atuar como lateral-esquerdo no time comandado por Rogério Ceni, o jogador coleciona gols importantes. Foi ele quem marcou o gol que garantiu o Tricolor na Série A, no ano passado, no 4 a 1 contra o Atlético-MG. Além disso, Luciano fechou o placar do último Ba-Vi ao marcar o 2º gol do Bahia.
Raudinei, Ávine, Artur Victor, Everton Ribeiro e Luciano Juba | Foto: Divulgação / EC Bahia
Relembre cinco canhotos que já passaram pelo Vitória
- Neto Baiano: Um dos jogadores mais emblemáticos da história do Vitória, Neto Baiano é o 5º maior artilheiro do clube com e teve quatro passagens pelo Colossal (2009; 2011-2012; 2015 e 2019). A mais marcante foi em 2012, quando marcou 38 gols.
- Escudero: O argentino Damián Escudero atuou pelo Vitória por três temporadas (2013-2015). Com toda classe e habilidade, o meio campista esteve em 70 jogos, onde marcou 19 vezes e deu 11 assistências.
- Hulk: Revelado nas divisões de base do Vitória, Hulk conquistou o futebol mundial com o talento na perna esquerda. Mesmo com poucos jogos pelo profissional do Colossal, a torcida se orgulha de ter revelado ele. Depois de atuar pelo futebol europeu, russo, chinês, japonês e pela Seleção Brasileira, Hulk, atualmente, joga pelo Atlético-MG.
- Matheusinho: A maior referência técnica do atual elenco do Leão da Barra, Matheusinho é fundamental nas ações ofensivas do time. Na 2ª temporada pelo Rubro-Negro, o meia de 26 anos já soma 67 partidas, seis gols e dez assistências.
- Wagner Leonardo: Também do atual elenco, o zagueiro Wagner Leonardo, de 25 anos, é considerado ídolo por diversos torcedores. O defensor foi um dos pilares na maior conquista do clube, o título do Campeonato Brasileiro Série B de 2023, e do Campeonato Baiano de 2024. Além disso, Wagner é o capitão da equipe. Já são 75 partidas pelo Rubro-Negro, com nove gols marcados.
Neto Baiano, Escudero, Hulk, Matheusinho, Wagner Leonardo | Foto: Divulgação / EC Vitória