O jogador Neymar teve contrato de exclusividade com a Rede Globo durante a Copa de 2014, segundo matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo. O jornal teve acesso a documentos que constam de processo contra empresas do pai de Neymar.
Segundo a matéria, o contrato não impedida que Neymar atendesse outros veículos, mas dava privilégios à Globo, como acesso antecipado a informações importantes relacionadas ao jogador. Durante o contrato, o jogador participou de diversos programas da Globo, como Domingão do Faustão, Fantástico e Caldeirão do Huck.
Ainda segundo a matéria, em 2015 uma participação de Neymar no programa da Xuxa, na Record, teria causado preocupação entre pessoas de sua equipe. Em e-mail obtido pela reportagem, o assessor Eduardo Musa alertou o pai de Neymar sobre a possível infração do contrato com a Globo. “Ney, como te adiantei por telefone, a assessora da Xuxa me pediu para que ela fizesse uma visita no instituto junto com o Neymar Jr (…). Como você me orientou a agendar a visita, sugeri para ela na quinta-feira (…). Como te falei, estamos infringindo o contrato da Globo”, disse Musa na mensagem.
À Folha, a Globo disse por meio de comunicado que “O contrato citado não existe mais. Firmado em 2014, referia-se a participações especiais de Neymar em programas e em campanhas da emissora, bem como ao uso de conteúdos audiovisuais produzidos pelo jogador”. A assessoria de Neymar não se manifestou sobre o assunto. Nenhuma das partes deu respostas sobre o valor do acordo. Questionadas pelo jornal, sobre a interferência no conteúdo jornalístico da Globo ou se o acordo previa exclusividade, a emissora e as empresas de Neymar não responderam.
Estadão Conteúdo // AO