A temporada de 2016 foi de aprendizados para Gabriel Medina. Campeão mundial em 2014, o paulista de São Sebastião oscilou, mas brigou pelo título até a etapa portuguesa e terminou o ano em terceiro lugar do ranking. Segundo ele, a vivência e até mesmo os erros serviram para fortalecer o Brazilian Storm. Em 2017, nada mais interessa a não ser o bicampeonato. A cada treino, o surfista mentalizará o caneco, mas sabe o que o caminho é árduo. A volta ao mundo em 11 etapas exige uma vida dedicada ao esporte, com uma intensa preparação dentro e fora do mar. Por esta razão, é preciso renovar o corpo e a mente antes de mergulhar novamente no trabalho. Os dias de férias têm sido bem aproveitados ao lado de amigos como Neymar, Thiaguinho e Bruninho, mas ele não terá muito descanso pela frente e já programou a retomada de treinos.
Com viagem marcada para Indonésia, de 16 a 26 deste mês, o surfista de 23 anos fará uma espécie de treino de luxo durante a gravação do "Nas Ondas", evento que faz parte do calendário do Verão Espetacular, dentro da grade do Esporte Espetacular. A preparação para o Circuito Mundial de 2017 será logo em seguida, no início de fevereiro, um mês antes da abertura do Tour. Segundo ele, este ano pode ser muito bom para o surfe brasileiro.
– A gente está bem confiante. Temos bons atletas, e eu espero que melhore. O ano passado foi um ano de aprendizado. Todo mundo aprendeu bastante. Todos foram bem em algumas etapas, mas, na maioria, não foram muito bem. Mas é assim que se aprende e neste ano a gente vai vir mais forte, eu, principalmente. Vou treinar muito e quero buscar esse bicampeonato. Vou fazer de tudo. Já já começam os meus treinos. A cada treino, vou estar pensando no meu troféu de campeão mundial – contou Medina, que viajará para a Austrália no dia 1º de março.
Enquanto a temporada não recomeça, Medina aproveita as últimas semanas de férias. Após voltar do Pipe Masters, no Havaí, palco da derradeira de 11 etapas do Tour, ele se vestiu de jogador de beisebol e comemorou o aniversário com uma festa à fantasia em Maresias, que teve a presença do casal formado pela "Mulher Gato" Bruna Marquezine e o "Batman" Neymar e de outros famosos.
No Réveillon, viajou a Angra dos Reis com a namorada, a modelo Tayna Hanada, e curtiu o fim de ano ao lado de nomes como Neymar, Bruninho, Angélica e Luciano Huck, Fernanda Souza e Thiaguinho. Passeou pelas ilhas e registrou algumas de suas acrobacias sobre a prancha nas redes sociais. Uma delas foi registrada pelo craque do Barcelona, que filmou o surfista praticando wakeboard de um jeito diferente: sentado sobre a prancha, como se estivesse dirigindo um carro em meio às ondas formadas pelo iate de Neymar. Medina apelidou a brincadeira de Mario Kart.
– Eu estou de férias agora. Eu tentei aproveitar. Depois do Havaí, eu tive meu aniversário, depois fui para Angra, onde eu passei o Ano Novo… Depois eu voltei para Maresias e fiquei em casa, eu gosto de ficar em casa. Hoje, estou trabalhando, mas, depois, eu volto para casa, fico mais uns dias e já volto ao treinamento no começo de fevereiro – contou Medina em uma ação para promover o seu instituto, nesta quinta-feira, em uma farmácia na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ao longo das férias, Gabriel também descansou, ficou em casa com a família e surfou livre de pressão por resultados ou pelo julgamento subjetivo de juízes. Ele ainda encontrou espaço na agenda para abrir um restaurante e cuidar de seu projeto, o Instituto Gabriel Medina, que será inaugurado em 31 de janeiro.
Mais maduro, Medina sabe exatamente o que precisa fazer para começar o ano com o pé direito e frisa a importância de se sair bem na perna australiana. A primeira de 11 etapas do "Circuito dos Sonhos" será nas direitas de Snapper Rocks, na Gold Coast, de 14 a 25 de março. Foi ali que ele conquistou uma vitória emblemática em 2014, quando derrotou na final o ídolo local Joel Parkinson, campeão mundial de 2012. Após a abertura, as duas paradas seguintes são em Bells Beach (29 de março a 9 de abril) e em Margaret River (12 a 24 de abril).
– Seria muito bom ganhar em Snapper. Começar bem na Austrália será fundamental. Eu vou focar nessas três primeiras etapas. Viajo no dia 1º de março – analisou o local de Maresias.
Além de Medina, os outros membros da tempestade em 2017 serão Adriano de Souza, o Mineirinho, Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Caio Ibelli, Wiggolly Dantas, Miguel Pupo, Jadson André e Ian Gouveia, a única novidade do elenco verde e amarelo no CT em 2017.
Reprodução/Globo Esporte