O presidente da república Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira (9) a lei que regulamenta a transformação dos times do país em empresas. Conhecida como "Lei do Clube-empresa", o projeto tem como um dos principais pontos a alteração da estrutura administrativa da equipe do Brasil. O texto foi aprovado em junho pelo Senado e em julho pela Câmara.
Atualmente, os clubes de futebol são associações civis sem fins lucrativos. A proposta, chamada de Marco Legal do Clube-empresa, prevê estímulos para a conversão dos clubes ao modelo da SAF. Não há obrigatoriedade de que os clubes se transformem em empresas.
A possível transformação permitirá que os clubes emitam ações na bolsa de valores e também recebam aportes financeiros de fundos de investimento ou de qualquer acionista. As duas ferramentas vão alterar a forma que os times capitalizam recursos.
Com a transformação, as equipes terão instrumentos para capitalização de recursos e para o financiamento próprio, como: emissão de títulos de dívida (debêntures-fut); atração de fundos de investimento; lançamento de ações em bolsa de valores.