A judoca brasileira Rafaela Silva conquistou na tarde desta segunda-feira, 8, o primeiro ouro do páis nos Jogos Olimpímpicos do Rio 2016.
A adversária, Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, bem que tentou, mas Rafaela fechou as portas e garantiu o primeiro lugar no pódio após aplicar um wazari no início da luta. Depois, a brasileira controlou a luta e não deixou a mongol ameaçar o ouro.
Aos 24 anos, ela supera com essa medalha a frustração nos Jogos de Londres-2012, quando poderia ter chegado ao pódio, mas foi desclassificada na primeira luta, justamente diante da húngara que ela eliminou agora nas quartas de final. No currículo, Rafaela tem o título mundial de 2013, conquistado também no Rio, além de uma prata no Mundial de Paris, em 2011.
O pódio veio no terceiro dia de disputas da modalidade, após outros judocas brasileiros terem chegado perto, sem sucesso.
No sábado, Sarah Menezes e Felipe Kitadai, que tinham conquistado medalhas em Londres-2012, ficaram pelo caminho na repescagem. No dia seguinte, Charles Chibana perdeu em sua primeira luta e Érika Miranda ficou a uma vitória do bronze.O Brasil agora tem duas medalhas nos Jogos Olímpicos.
(A Tarde) (AF)