O Brasil segue surpreendendo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Apenas no domingo (29), a delegação conquistou mais oito medalhas de ouro, atingindo 106 pódios e ultrapassando o Canadá e se tornando o terceiro melhor no quadro de medalhas.
A briga agora é com o México, que ocupa a segunda posição. O Brasil tem 34 ouros, 39 pratas e 33 bronzes.
No domingo, o Brasil conquistou seis medalhas na canoagem slalom. Ana Sátila conquistou o tricampeonato na categoria C1 feminina e também no caiaque cross. Já no masculino, Guilherme Mapelli ficou em terceiro lugar. No C1 masculino, Kauã dos Santos conquistou a medalha de prata, que também veio no K1 masculino, com Pedro Gonçalves, o Pepê. Omira Estácio também foi medalhista de prata na categoria K1.
No tênis, Laura Pigossi venceu a argentina Lourdes Carlé por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) e garantiu o ouro na chave simples feminina. No masculino, Thiago Monteiro venceu o duelo brasileiro com Gustavo Heide que valeu a medalha de bronze. A vitória por 2 sets a 1 foi de virada (1/6, 6/3 e 7/6).
Já no judô, a delegação brasileira conquistou mais dois ouros, com Guilherme Schimidt e Gabriel Falcão, teve até uma dobradinha no pódio e somou mais quatro medalhas. No feminino, Ketleyn Quadros ficou com o bronze após vencer a colombiana Cindy Paola.
No basquete feminino, o Brasil conseguiu o bicampeonato no basquete feminino ao vencer a Colômbia por 50 a 40.
O handebol também gerou resultados positivos. O Brasil enfrentou a Argentina na decisão pelo ouro e fecharam o confronto em 30 a 18, carimbando o passaporte da seleção para Paris-2024.
No atletismo, Caio Bonfim garantiu a prata no masculino.
Já no hipismo, o Brasil está classificado aos Jogos Olímpicos de Paris no hipismo CCE (conjunto completo de equitação) por equipes. A vaga veio com a conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. No individual, Márcio Jorge ficou com a medalha de prata.
Na maratona aquática, Ana Marcela Cunha ficou com a medalha de prata. Na mesma prova, Viviane Jungblut conseguiu bronze.
No futebol masculino, o Brasil continua 100% e bateu o Honduras por 3 a 0.