Luto no esporte

Ídolo do basquete brasileiro, Amaury Pasos morre aos 89 anos

Com a seleção, Amaury foi bicampeão mundial em 1959 e em 1963, no Chile e no Brasil

Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Basquete
Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Basquete

Lenda da Seleção Brasileira de Basquete, Amaury Pasos morreu na madrugada desta quinta-feira (12), um dia após completar 89 anos. A causa não foi divulgada, mas, ele estava ao lado da família no ato do falecimento. A Confederação Brasileira de Basquete confirmou a morte.

“É com profundo pesar e coração apertado que informamos a partida de Amaury Pasos, 89 anos, um dos maiores da história. Amaury partiu ao lado da família, deixando saudade imensa, mas a certeza de que seu legado e seus feitos são ETERNOS! Amaury é história. Amaury é o basquete”, publicou a confederação.

Com a seleção brasileira, Amaury foi bicampeão mundial em 1959 e em 1963, no Chile e no Brasil, e também uma peça fundamental na medalha de bronze nas Olimpíadas de Roma-1960 e Tóquio-1964. No entanto, foi no Corinthians que ele viveu a melhor fase da carreira quando, entre 1966 e 1972 e conquistou 12 títulos.

Em 1991, o atleta foi um dos 50 maiores jogadores da história do basquete da Federação Internacional de Basquete e, em 2007, introduzido no Hall da Fama do basquete. Além disso, a Fiba considera Amaury Pasos como o único homem a ser melhor atleta de uma Copa do Mundo de basquete. Além disso, o craque ganhou um busto no Parque São Jorge, no mês de outubro.

Nas redes sociais, entidades e personalidades lamentaram a perda do ícone do basquete brasileiro.

“Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações”, lamentou Guy Peixoto, presidente da Confederação Brasileira de Basquete.

“A Confederação Brasileira de Basketball lamenta profundamente a perda irreparável e presta seus pêsames aos filhos, netos e toda a família Pasos, dando um abraço apertado e desejando que a graça divina console o coração de todos. A presidência decreta luto de três dias na entidade”, diz a entidade, em nota.

“Considerado por muitos um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, Amaury Antônio Pasos atuou no Timão de 1966 a 1972, além de representar a Seleção Brasileira em Mundiais e Jogos Olímpicos. O Corinthians se une aos fãs, familiares e amigos neste momento de luto”, disse o Corinthians.

Foto: Reprodução/X @corinthiansbskt

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.