Esporte

Há 10 anos, Arena Fonte Nova era inaugurada com goleada do Vitória sobre o Bahia

No primeiro jogo do equipamento, o Vitória goleou o Bahia por 5 a 1

Divulgação
Divulgação

A Arena Fonte Nova celebra nesta sexta-feira (7) dez anos de sua inauguração. Desde a sua reabertura, baianos e turistas passaram por momentos inesquecíveis no estádio. A data foi marcante tanto para os torcedores do Bahia e, especialmente, do Vitória.

Em 7 de abril de 2013, um domingo de sol em Salvador, os 37.410 torcedores presentes viram o Leão da Barra golear o Tricolor de Aço por 5 a 1, pela quarta rodada do Campeonato Baiano daquele ano. Os rubro-negros vibraram com os gols Renato Cajá, Maxi Biancucchi, Michel, Vander e Escudero. Zé Roberto descontou para o Bahia.

Poucos dias depois, o Vitória encaminhava a conquista do Campeonato Baiano daquele ano com outra goleada ao Bahia: um sonoro 7 a 3. Os dois resultados foram fundamentais para que o então presidente Marcelo Guimarães Filho fosse afastado do cargo e se iniciasse o processo de democratização do Esquadrão de Aço.

Desde a sua inauguração, a Arena Fonte Nova recebeu 346 eventos esportivos. O equipamento foi o único do Norte e Nordeste a sediar todas as principais competições internacionais de futebol, sendo cinco no total.

Em 2013, a Arena Fonte Nova foi eleita a melhor na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014, quando foi palco de partidas icônicas como os 5 a 0 da Holanda sobre a então campeã mundial Espanha e os 4 a 0 da Alemanha, que levou o Mundial daquele ano, sobre Portugal.

Nas Olímpiadas Rio 2016, a Arena Fonte Nova recebeu algumas partidas de futebol. Na oportunidade, o equipamento foi palco dos 4 a 0 da Seleção Brasileira sobre a Dinamarca e embalou para a conquista da primeira medalha de ouro olímpica da história do futebol brasileiro.

Em 2019, foi a vez da Arena Fonte Nova receber a Copa América. Na oportunidade, grandes nomes do futebol mundial como o argentino Lionel Messi e os uruguaios Luis Suárez e Edinson Cavani atuaram no equipamento. Naquela edição, a Seleção Argentina perdeu por 2 a 0 para a Colômbia, na primeira rodada da competição, e o Uruguai foi eliminado pelo Peru nas quartas-de-final.  

Atualmente, a Arena Fonte Nova é palco das partidas que o Bahia realiza como mandate. No último jogo, o Esquadrão de Aço venceu o Jacuipense pela final do Campeonato Baiano.