Esporte

Guto confirma veto de Edigar Junio e Anderson como titular contra o Blooming

Técnico faz segredo sobre escalação, mas deve iniciar a partida desta quarta-feira com Júnior Brumado no ataque

NULL
NULL

O Bahia terá dois desfalques para encarar o Blooming. Nesta terça-feira, antes do treino realizado na Arena Fonte Nova, o técnico Guto Ferreira confirmou que o goleiro Douglas e o atacante Edigar Junio estão fora da partida desta quarta-feira, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. O treinador adiantou que Anderson será o titular da meta tricolor, mas fez segredo sobre o substituto escolhido para recompor o sistema ofensivo. A tendência é que Junior Brumado inicie a partida.

Guto explicou que, apesar de não estar apto a entrar em campo, Douglas deve ficar no banco de reservas. O Bahia tem apenas dois goleiros do elenco inscritos na Sul-Americana. O terceiro jogador da posição que poderia atuar na competição era Rafael Santos, que deixou o clube logo após a disputa do estadual com destino ao Vila Nova.

– Edigar está fora. Inclusive, é dúvida para o domingo, pelo que o departamento médico me passou. Se correr tudo bem e ele evoluir bastante, tem uma possibilidade bastante remota de jogar no domingo. Senão, a tendência de retorno é na quinta da outra semana, contra o Flamengo. Douglas, o exame dele não apontou lesão. Foi um desconforto. Só que um desconforto que, neste momento, correria um risco, caso começasse a partida. Nessa situação, dentro de uma competição onde, neste momento, temos apenas dois goleiros inscritos, por questão da saída do Rafael, que saiu pós-inscrição… Então enquanto não acabar essa fase, não podemos botar ninguém no lugar. Então Douglas vai estar à disposição, mas não deve começar a partida. Caso a gente necessite, então ele vai para o risco. Mas é uma situação que a gente não gostaria. O Anderson entrou muito bem, é experiente; toda vez que esteve atuando, sempre segurou muito bem e a gente espera que amanhã possa fazer também uma partida de alto nível e possa nos dar condição de passar de fase.

No ataque, mesmo com opções limitadas para a função de centroavante, Guto Ferreira não irá relacionar Kayke. O treinador afirmou que pretende preservar o jogador, que está em má fase.

– Eu não costumo desistir dos jogadores. Só que o momento de Kayke… Kayke teve muito mais oportunidade. E o momento não é o momento viável. Temos que deixar parar um pouquinho e a equipe dar uma estabilizada, e a partir disso a gente encontrar o melhor momento em que Kayke esteja com a cabeça mais forte, em termos de confiança, que a equipe faça partidas que possam trazer uma confiança maior do torcedor. Que a gente, dentro desse panorama, possa encontrar um momento de oportunizar o Kayke e que ele possa, quando receber a oportunidade, se encontrar. Porque, se não se encontrar, volta tudo à estaca zero. Isso foi feito um pouco com Élber, e a gente conseguiu. Tudo é o tempo. Não adianta eu ficar acelerando o processo, a gente vai correr riscos. A gente não está levando o Kayke, e vamos ter um só centroavante à disposição, porque ficam só sete jogadores nas partidas da Sul-Americana. Pera trazer para dentro do campo um jogador que, ao entrar, toda a torcida vai conspirar contra, por causa da situação de momento dele. Então é melhor esperar um momento de trazer confiança maior. Até para preservar ele e preservar o que estão dentro do campo. Gostaria que isso não acontecesse, mas infelizmente é o futebol. Acontece. Não pode desistir das pessoas, e tem que encontrar o melhor momento de voltar a oportunizar e fazer com que o jogador se recupere. Tudo isso, se houvesse cooperação, não aconteceria. A gente conseguiria fazer essas fases de forma mais rápida. São decisões muito difíceis, mas que, em algum momento, tem que ser tomadas, mesmo saindo ferido dessa situação, mesmo não gostando da procedência que tem que ter.

Como perdeu por 1 a 0 na primeira partida, realizada na Bolívia, o Bahia precisa vencer por pelo menos dois gols de vantagem para avançar na Copa Sul-Americana. Se devolver o placar do jogo de ida, o Tricolor leva a decisão para os pênaltis.

GE /// ACJR