O gramado do estádio Roberto Santos, conhecido como Pituaçu, recebeu uma inovação tecnológica na última quinta-feira (5) para melhorar a qualidade da grama. Foi aplicado um biofertilizante à base de algas marinhas, com o objetivo de aprimorar a qualidade do solo e do plantio. A aplicação experimental contou com a presença de pesquisadores norte-americanos, especialistas em biofertilizantes. Assim, a interação imediata do produto com o solo foi garantida e, em um ou dois meses, mudanças significativas na qualidade do gramado devem ser observadas, segundo o especialista Tucker Garrigan.
Além disso, essa foi a primeira vez que o biofertilizante foi aplicado no Brasil, após sua certificação nos Estados Unidos e na Europa. Com isso, o Vitória continua investindo em inovações tecnológicas para melhorar seu desempenho em campo. O clube tem o interesse de garantir boas condições para seus jogos e treinos, refletindo o seu compromisso com a qualidade.
Vitória no Pituaçu?
Por outro lado, a permanência do Vitória na Série A do Campeonato Brasileiro foi confirmada na última rodada, junto com a garantia de participação na Sul-Americana em 2025. Como resultado, o clube acelerará o processo de modernização do estádio Manoel Barradas. O Vitória já possui o projeto arquitetônico da reforma, que inclui a ampliação da capacidade do estádio de 29 mil para 50 mil torcedores. A obra, orçada em R$330 milhões, também prevê a instalação de uma cobertura, com início planejado para 2025.
“É um projeto arrojado, bonito, começa pela cobertura, temos um planejamento para começar a executar em 2025. Mas já fizemos 12 camarotes, dois prédios administrativos do projeto… Então, a gente vem fazendo aos poucos e a próxima fase é a cobertura da área”, disse o presidente Fábio Mota em recente entrevista a Itaiaia.
Recentemente, o entorno do Barradão passou por melhorias, como a duplicação da rua Artêmio Valente, via de acesso ao estádio. Dessa forma, todas as reformas foram solicitadas pelo clube ao Estado e ao Município, visando viabilizar a nova Arena Barradão. Portanto, com a instalação da cobertura no Barradão, o Vitória deve mandar seus jogos no estádio de Pituaçu.