A 6ª edição do IÊ Berimbau Capoeira Festival movimenta o bairro da Boca do Rio neste fim de semana, em Salvador. O evento teve início na sexta-feira (15) e continua até o domingo (17) com uma programação diversificada.
A atividade ocorre no Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania MUS-E, localizado na Rua do Caxundé, 7, e é apoiada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).
O festival tem o objetivo de promover ações esportivas e socioassistenciais, como a educação de crianças e adolescentes através da capoeira, intercâmbio internacional e a difusão da cultura afro-brasileira. Participam do evento capoeiristas, produtores culturais, arte-educadores, crianças e adolescentes e adultos de 5 a 60 anos, de ambos os sexos, e de famílias moradoras da Boca do Rio e comunidades vizinhas.
O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, salientou que a pasta vem trabalhando para promover ações transversais e intersetoriais que promovam a sustentabilidade, o turismo e a valorização cultural. “Ao apoiar a realização desse projeto, que incentiva e fomenta a capoeira, que é patrimônio cultural imaterial, o município promove a valorização da nossa história”.
A capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Atualmente, essa manifestação cultural é praticada em mais de 160 países, por pessoas de todas as idades.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado (16): das 8h às 12h
– Oficina de capoeira infantil
– Oficina de capoeira para adultos
– Batizado infantil e troca de cordas
Sábado (16): às 18h
– Entrega de graduações
– Formatura do Mestrando Dublê
– Homenagens
Domingo (17): das 8h às 12h
– Aulões com mestres e mestrandos
– Roda de encerramento do Festival
– Confraternização