Esporte

Feirense aposta no histórico de bicampeão da Série B do estadual para conquistar o acesso

A equipe assumiu o nome Feirense, oficialmente, em 2008, depois de ser Palmeiras Nordeste Ltda e Independente

Divulgação/Feirense FC
Divulgação/Feirense FC

Um dos representantes de Feira de Santana, o Feirense se apoia na história de conquistas para repetir o feito e voltar à 1ª divisão do Campeonato Baiano. A equipe vai disputar a Série B do baiano de 2024, que começa em junho.

Bicampeão da 2ª divisão do estadual, o Feirense busca retomar os bons momentos que já viveu. Em entrevista exclusiva ao Portal Salvador FM, o gerente de futebol do Feirense, Jeferson Roberto, falou como a equipe vai atrás dessa retomada.

“Por muitos anos o Feirense fez bonito no futebol baiano. O caminho para retomar essa boa fase é trabalho, trabalho e aposta. Estamos oportunizando e apostando em jovens talentos, não apenas com pouca idade. Pouca idade, mas já com alguma rodagem dentro do futebol. Então é com esse intuito de trabalhar muito que nós vamos encarar essa 2ª divisão, reacender e avançar com essa história belíssima do Feirense”, explica o gerente de futebol.

Jeferson Roberto, gerente de futebol do Feirense | Foto: arquivo pessoal

Feira de Santana

Durante a última década, a cidade de Feira de Santana teve fortes representantes no futebol baiano, como o próprio Feirense, o Fluminense de Feira e o Bahia de Feira. Porém, com o rebaixamento deste ano do Bahia de Feira, a cidade ficou sem representante na Seria A do estadual.

Tirando Salvador, Feira de Santana é o município baiano com mais conquistas no futebol.

“É uma cidade belíssima, que respira o futebol e é um celeiro de craques. Nós que trabalhamos com divisão de base, enviamos jogadores de Feira de Santana para todo o canto do Brasil e para alguns países do mundo. Representar essa cidade é uma coisa maravilhosa, a cidade do Júnior Baiano, do Fábio Baiano, do Talisca. Então, é uma responsabilidade grande e, ao mesmo tempo, uma vontade imensa de fazer o melhor pela cidade, que tanto merece viver em um cenário diferente”, declara Jeferson Roberto.

Elenco 2024 e divisão de base

Ainda em formação de elenco para disputa da Série B do baiano, o Feirense já iniciou os trabalhos em campo. No extra campo, a equipe busca mesclar atletas jovens e experientes. Sobre os destaques do elenco, o gerente de futebol preferiu não “dá o ouro” aos adversários.

“Neste momento citar nomes em um mercado que tá em total ebulição, em pré-temporada, onde os contratos estão sendo feitos, a gente dá o ouro para o bandido. Infelizmente eu vou fugir dessa pergunta, mas quero dizer que nós vamos surpreender e com fé em Deus, nós vamos mostrar pro cenário do futebol baiano e nacional muitos talentos”, conta Jeferson Roberto.

O gerente de futebol do Feirense ainda revelou que a equipe vai contar com divisão de base fixa a partir de agosto deste ano.

“A partir de agosto, nós vamos estar disputando o campeonato de base, sub-15, sub-17. E essa é a novidade do Feirense, que vamos ter uma base fixa, que nós entendemos que a base hoje no Brasil. Ela é muito importante para as economias e para o comércio do futebol. Então, nós vamos investir, vamos acreditar na base, criando e consagrando novos talentos para o futebol baiano e nacional, com um trabalho de captação”, explica o gerente de futebol.

História do clube

Fundado no ano 2000 como Palmeiras Nordeste Ltda, o Feirense é um dos clubes tradicionais do estado. No ano seguinte disputou a Série B do Campeonato Baiano e garantiu o acesso à elite, depois se tornar o campeão da edição.

Em 2003, a equipe conquistou o Taça Estado da Bahia, competição classificatória para a Série C e acesso extra à 1ª Divisão estadual entre 1998 e 2007. 

Em 2005 o time foi rebaixado para segundona para dois anos depois conquistar o bicampeonato da Série B do Campeonato Baiano, já nomeado como Independente. O time conseguiu campanhas sólidas na Série A do estadual e permaneceu até 2015, quando foi novamente rebaixado.

A equipe assumiu o nome Feirense, oficialmente, em 2008, depois de ser Palmeiras Nordeste Ltda e Independente.

Umas das campanhas de destaque do Feirense na 1ª divisão do estadual foi o 3º lugar de 2012, quando conquistou vaga para Copa do Nordeste de 2013. Agora, a equipe corre atrás de volta a lista dos maiores do estado.

“Nós somos um grupo muito positivo, de pensamentos positivos, proativos, que trabalha muito, que sonha muito e que pretende realizar muito. Nós sabemos que temos que fazer muito com pouco. Nossos recursos são mínimos, nosso orçamento é bem simples, mas o trabalho, a força do trabalho, a vontade de vencer, de todos nós, fará com que essa temporada seja uma temporada vitoriosa”, garante Jeferson Roberto.

Jogo do Feirense em 2011 | foto: Divulgação/Feirense FC