Após o Vitória empatar por 2 a 2 com o Cruzeiro, pela 23ª rodada do Brasileirão, no Barradão, o presidente Fábio Mota concedeu entrevista coletiva para criticar a arbitragem e citou um suposto favorecimento para Corinthians, Fluminense e Cruzeiro. Nesta terça-feira (20), o Corinthians rebateu a declaração do gestor do clube baiano.
Durante as criticas à arbitragem que comandou a partida entre Vitória e Cruzeiro, Fábio Mota resgatou outras polêmicas recentes que prejudicaram o Leão da Barra e indagou: “"Será que Corinthians e Fluminense precisavam disso para não cair e o Vitória cair?".
Em nota, o Corinthians repudiou a fala do presidente do Vitória: “As afirmações são levianas, sem fundamento, além de promoverem um ambiente negativo no esporte. Sugerir que um clube está sendo favorecido ataca a credibilidade da competição, gerando um clima destrutivo no esporte, prejudicial para todos os envolvidos – jogadores, torcedores, dirigentes e, sobretudo, para a essência esportiva que nos une".
Declaração de Fábio Mota
A principal crítica foi em relação ao gol de empate da Raposa, quando Matheus Henrique, volante do Cruzeiro, ajeitou a bola com o braço na origem da jogada que gerou o gol. O juiz Marcelo de Lima Henrique validou o lance e nem foi analisar o lance no VAR.
Depois do apito final, o presidente do Vitória soltou o verbo sobre a não anulação do gol do Cruzeiro e resgatou outras polêmicas recentes que prejudicaram o Leão da Barra. O gestor chegou a citar um possível favorecimento para Corinthians e Fluminense. Além disso defendeu a profissionalização dos árbitros brasileiros.
"Não estou discutindo que o Cruzeiro poderia ter empatado o jogo, acho até que merecia, mas não precisa ser dessa forma. "Isso coloca uma série de dúvidas na nossa cabeça. Será que todo mundo viu que foi mão e o VAR não mostrou por quê? Tem uma imagem exclusiva que não foi mão? Se tiverem essa imagem, cai por terra tudo que estou falando aqui. Mas é escandaloso, é vergonhoso. Será que Corinthians e Fluminense precisavam disso para não cair e o Vitória cair?", diz Fábio Mota
Confira nota do Corinthians na íntegra:
"O Sport Club Corinthians Paulista repudia as declarações recentes do presidente do Esporte Clube Vitória que, de forma lamentável, insinuou que o Corinthians está recebendo favorecimentos da arbitragem no Campeonato Brasileiro.
As afirmações são levianas, sem fundamento, além de promoverem um ambiente negativo no esporte.
O futebol, até pela sua representatividade, deve ser pautado pela integridade, pelo respeito e pelo fair play, tanto dentro quanto fora de campo.
Sugerir que um clube está sendo favorecido ataca a credibilidade da competição, gerando um clima destrutivo no esporte, prejudicial para todos os envolvidos – jogadores, torcedores, dirigentes e, sobretudo, para a essência esportiva que nos une.
É fundamental que as declarações feitas por figuras públicas sejam embasadas em respeito e, sobretudo, responsabilidade.
Todas as semanas, os clubes se sentem prejudicados pela arbitragem, o que mostra que o problema está associado à capacidade e preparação daqueles que deveriam, simplesmente, aplicar as regras do jogo, e não ao favorecimento de qualquer clube.
Sport Club Corinthians Paulista".