A Seleção Brasileira deu adeus mais uma vez ao sonho de conquistar o primeiro título na Copa do Mundo Feminina, após empatar em 0 a 0 com a Jamaica, na manhã desta quarta-feira (2). Eliminada ainda na fase de grupos, a seleção fez uma das piores campanhas da história.
Em nove mundiais disputados, esta é a terceira vez que as brasileiras não conseguem passar da primeira fase. A última vez que a seleção não avançou foi há 28 anos.
RELEMBRE:
1991
O Brasil fez sua estreia no primeiro mundial feminino da história de forma breve. Na copa, que aconteceu na China, as brasileiras foram eliminadas ainda na fase de grupos. Integrante do Grupo B, a seleção abandonou a disputa após uma vitória e duas derrotas, diante do Japão, Estados Unidos e Suécia, respectivamente.
A grande vencedora foi a EUA e o Brasil ocupou o nono lugar geral.
1995
Em seu segundo mundial, o Brasil seguiu amargando ainda no começo da competição. Mais uma vez, a seleção foi eliminada durante a fase de grupos, desta vez tenda a Suécia como sede.
Desta vez no grupo A, as brasileiras repetiram o histórico de uma vitória e duas derrotas, respectivamente contra a Suécia, o Japão e a Alemanha. Naquele ano, a Noruega levou e Brasil seguiu em nono lugar geral.
1999
Contrariando o histórico, o terceiro mundial rendeu bons frutos para o Brasil e as meninas conseguiram alcançar o terceiro lugar. Neste ano, a copa passou por uma modificação e passou a contar com 16 equipes e quatro grupos.
Na semi-final, o Brasil foi derrotado por pelos Estados Unidos e, na busca pela terceira colocação, venceu a Noruega nos pênaltis.
A disputa aconteceu nos Estados Unidos e as americanas levaram a mehor mais uma vez.
2003
Integrante do grupo B, o Brasil foi até as Quartas de final. Novamente disputada nos Estados Unidos, a seleção foi eliminada após ser derrotada pela Suécia por 2 a 1.
Desta vez, a seleção alemã conseguiu o título.
2007
Este foi o ano de maior desempenho da seleção brasileira, tendo um elenco considerado como a 'geração de ouro'. Em competição realizada na China, o Brasil se tornou vice-campeão.
Durante a disputa, as brasileiras venceram a China, Dinamarca e Nova Zelândia na fase de grupos, a Austrália nas quartas, os Estados Unidos na semi, e perderam de 2 a 0 para a Alemanha na grande final.
2011
Na Alemanha, o Brasil que estava no grupo D, onde conseguiu passar de forma invicta pela Austrália, Noruega e Guiné Equatorial. Porém, a eliminação aconteceu nas Quartas de final, em disputa de pênaltis contra os Estados Unidos, com resultado de 5 a 3.
Desta vez, foi a vez do Japão consagrar-se campeão.
2015
No Canadá, o Brasil chegou às Oitavas de final. Mais uma vez o formato foi reformulado, onde a competição passou a contar com 24 equipes.
O Brasil venceu a Coreia do Sul, Costa Rica e a Espanha, se classificando pela terceira vez consecutiva de forma invicta. A eliminação aconteceu diante da Austrália por 1 a 0.
2019
Mais uma vez o regulamento tinha sido redesenhado e agora as melhores terceiras colocadas também se classificavam para as oitavas de final. Assim, o Brasil conseguiu avançar, vencendo a Jamaica e empatando com a Itália e Austrália.
No entanto, nas Oitavas de final, a seleção acabou sendo eliminado para a França. A seleção americana conseguiu o títuo mais uma vez.