Esporte

Conheça Thiago Carpini: novo treinador do Vitória que já foi anunciado

A carreira de técnico de Thiago Carpini foi iniciada em 2018

Instagram / @tcarpini
Instagram / @tcarpini

Após a demissão de Léo Condé, o nome para assumir o Leão da Barra foi o de Thiago Carpini. Na noite deste terça-feira (14), o clube anunciou o novo comandante. Com isso, o Portal Salvador FM trouxe as informações sobre a carreira de Carpini.

Como jogador:

Nascido na cidade de Valinhos, em São Paulo, Thiago Carpini, de 39 anos, iniciou no futebol como jogador profissional em 2005, pelo Guarani Sumareense, na segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Em 2009 e 2010, chegou a atuar pelo Bahia, onde entrou em campo em nove jogos. Além disso, Carpini teve passagens por Atlético-MG, Ponte Preta, América-RN, Estrela do Norte, Caldense, Crac, São José-SP, Monte Azul, Novo Hamburgo, Guarani-MG, Guarani, Inter de Bebedouro e Penapolense.

Em 2017, quando estava em disputa da Série D pela Caldense, o então jogador solicitou a saída do clube e encerrou a carreira como jogador de futebol, com 33 anos de idade.

Thiago Carpini em campo pela Caldense | foto: divulgação/Caldense

Como treinador:

A carreira de técnico de Thiago Carpini foi iniciada em 2018, como auxiliar técnico de Evaristo Piza, grande mentor dele, no XV de Piracicaba. Depois, ele seguiu como auxiliar no Botafogo-PB e no Guarani (clube no qual atuou também como jogador).

Em 2019, Carpini virou técnico interino do Guarani, após demissão do então treinador  Roberto Fonseca. Três meses depois ele foi efetivado no cargo e se tornou o técnico mais duradouro do Bugre no século XXI, ao comandar a equipe por 374 dias.

Na sequência, Thiago passou pelo comando de Oeste, Inter de Limeira, Santo André e Ferroviária até chegar no Água Santa, onde conquistou o vice-campeonato paulista em 2023, foi eleito o melhor treinador do torneio e ganhou holofote como treinador.

Em 2023, o técnico comandou o Juventude na campanha de acesso à Série A. O trabalho mais recente de Carpini foi no São Paulo, onde assumiu depois da saída de Dorival JR para assumir a Seleção Brasileira. Mesmo com a conquista da Supercopa deste ano, contra o Palmeiras, o técnico não conseguiu se manter no cargo por muito tempo e comandou os paulistas por apenas 18 jogos.

Thiago Carpini no comando do São Paulo | foto: Rubens Chiri / saopaulofc

No Vitória:

Na noite desta terça-feira (14), Carpini foi aunciado como o novo treinador do Vitória. O técnico chega para recuperar o bom futebol do time e quebrar com o jejum de sete jogos sem vencer. Junto com ele chegam os auxiliares técnicos Estephano Djian e Josué Romero, assim como o preparador físico Caio Gilli.

Thiago já deve estrear no comando do Leão da Barra no próximo sábado, quando o Vitória enfrenta o Atlético-GO, às 16h, em um confronto direto, pela 7ª rodada da Série A.

O novo comandante será apresentado oficial em entrevista coletiva na próxima quinta-feira (16), às 14h, na Toca do Leão.