Bahia no pódio

Conheça Núbia Oliveira, baiana que terminou a São Silvestre no 3º lugar

Com apenas 22 anos, a atleta baiana Núbia Oliveira brilhou na corrida da São Silvestre nesta terça-feira (31)

Conheça Núbia Oliveira, baiana que terminou a São Silvestre no 3º lugar
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Em uma prova dominada pelas quenianas, a baiana Núbia Oliveira, de apenas 22 anos, fez bonito e colocou o Brasil no pódio da edição de número 99 da Corrida de São Silvestre, que aconteceu na manhã desta terça-feira (31), em São Paulo. Ela ficou em terceiro lugar

A atleta teve um tempo de 53 minutos e 24 segundos, ficando atrás de Agnes Keino (51m25s) e Cynthia Chemweno (52m11), ambas do Quênia. Essa foi a terceira participação de Núbia na São Silvestre, que é uma das 211 atletas do estado que recebem o apoio do Governo da Bahia por meio do programa Bolsa Esporte, garantindo-lhe um incentivo mensal de R$ 1,5 mil.

Residente no distrito de Flamengo, em Jaguarari (norte da Bahia), Núbia já acumula títulos como campeã do Troféu Brasil 1000m, campeã sul-americana, vice-campeã Pan-americana de Cross Country, além de ser campeã brasileira de atletismo por 13 vezes.

Núbia Oliveira já demonstrava aptidão por correr

Núbia já demonstrava aptidão para a prática esportiva desde a época do colégio, ao participar de várias edições dos Jogos Estudantis da Rede Pública. Veterana da São Silvestre, em 2022, a atleta alcançou o 10º lugar geral, se consagrando a melhor brasileira na prova. Em 2023, ela melhorou o tempo, conquistando a nona colocação e a marca de terceira melhor atleta do Brasil.

Ao agradecer ao treinador, à família e aos colegas que a apoiaram, Núbia falou da trajetória para alcançar essa vitória.

“Sei o quanto eu treinei, sei o quanto eu me dediquei pra chegar aqui e ser a terceira colocada. A gente sonhou muito com esse momento e deu certo. Fui terceira, mas um dia a gente pode sonhar em vencer a São Silvestre e eu acredito que está em um futuro bem próximo”, projeta a atleta.