Principal competição das categorias de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje, com apenas duas partidas, ambas pelo Grupo 7, realizado em Araraquara: Ferroviária x Villa Nova-MG, às 17h45, e Palmeiras x Paranoá-DF, às 20 horas (horários da Bahia).
A exemplo do que ocorreu em, 2016, a Copa São Paulo contará com sete fases. Na primeira, os 120 times serão distribuídos em 30 grupos de quatro clubes cada. Avançam os dois primeiros de cada chave. A partir da segunda fase, as disputas serão sempre em duelos eliminatórios, com jogo único até a decisão, agendada para 25 de janeiro, como já é tradição, data do aniversário da cidade de São Paulo.
Recorde e mudanças
O torneio, que inaugura o calendário nacional de 2017, terá recorde de clubes competindo, em sua 48ª edição. Ao todo, serão 120 clubes divididos em 30 grupos – superando o recorde de 2016 de 112 times divididos em 28 grupos – na primeira fase.
Este aumento no número de participantes trouxe consigo a necessidade de uma reformulação no regulamento da competição. A principal mudança está no número de substituições por partida. Ao invés das três substituições tradicionais da modalidade, durante a Copinha cada treinador poderá fazer até seis trocas na formação de sua equipe.
Com a mudança na regra de substituições, a Federação atende a uma sugestão dos coordenadores das categorias de base da instituição e do MFFB (Movimento de Formação do Futebol Brasileiro) para permitir que mais atletas ganhem visibilidade e possam ser avaliados durante a competição. No entanto, para que o tempo de bola parada não seja afetado, as seis trocas deverão ser feitas em, no máximo, três oportunidades – dois atletas de cada vez, por exemplo.
Baianos
Nesta edição, quatro times baianos representarão o estado na Copa São Paulo. Por terem sido os três primeiros colocados do Campeonato Baiano Sub-20, Bahia, Vitória e Vitória da Conquista já haviam garantido sua participação. O Atlético de Alagoinhas (5º) ficou com a vaga da Juazeirense (4ª), que optou por não jogar a competição.
O primeiro baiano a estrear será o Vitória da Conquista, que encara o Joinville, amanhã, às 15h. No Grupo 11, que ainda conta com o Paulista e o RB Brasil, os jogos do Bode nesta fase serão na cidade de Jundiaí.
O Vitória entra em campo ao mesmo tempo do Conquista, quando pega o Atlético-GO. O Leão está no Grupo 12, com sede em Atibaia, que conta com o time da cidade e o ABC. O Atlético de Alagoinhas, presente no Grupo 5 com Marília, América-MG e Ponte Preta, estreia pouco depois, às 18h, contra o Marília.
Já o Bahia, que está no Grupo 21 com o Trindade-GO –seu adversário da estreia, na quinta, às 15h –, São Bernardo-SP e Fast-AM.
>> As tabelas dos baianos na 1ª fase
Atlético de Alagoinhas (Grupo 5)
• 1ª rodada (AMANHÃ)
18h – Marília-SP
• 2ª rodada (QUINTA)
20h – América-MG
• 3ª rodada (SÁBADO)
16h – Ponte Preta
Vitória da Conquista (Grupo 11)
• 1ª rodada (AMANHÃ)
15h – Joinville-SC
• 2ª rodada (QUINTA)
13h – Paulista-SP
• 3ª rodada (SÁBADO)
13h – Red Bull-SP
Vitória
(Grupo 12)
• 1ª rodada (AMANHÃ)
15h – Atlético-GO
• 2ª rodada (QUINTA)
15h – ABC-RN
• 3ª rodada (SÁBADO)
15h – Atibaia-SP
Bahia
(Grupo 21)
• 1ª rodada (QUARTA)
15h – Trindade-GO
• 2ª rodada (SEXTA)
20h – Fast-AM
• 3ª rodada (DOMINGO)
17h – São Bernardo-SP
Estadão Conteúdo.