Esporte

Com Daniel Alves, seleção olímpica de futebol é convocada para Tóquio

Lateral é um dos três acima dos 24 anos chamados por André Jardine

Thais Magalhães/CBF
Thais Magalhães/CBF

O lateral Daniel Alves, de 38 anos, é o destaque entre os 18 jogadores convocados pelo técnico André Jardine nesta quinta-feira (17) para a seleção olímpica masculina de futebol, que disputará os Jogos de Tóquio (Japão). O camisa 10 do São Paulo é um dos três atletas acima de 24 anos chamados para o torneio, que será realizado entre os dias 22 de junho e 7 de agosto. Os demais são o goleiro Santos, do Athletico-PR, e o zagueiro Diego Carlos, do Sevilla (Espanha).

Dez dos convocados por Jardine atuam no futebol brasileiro. Diferentemente da Copa América, a Olimpíada não ocorre em data Fifa, que é o período destinado aos jogos entre seleções. Os clubes, portanto, não tem obrigação de ceder os atletas. Das equipes do país com jogadores chamados para Tóquio, apenas o Flamengo não se manifestou nas redes sociais sobre as presenças do volante Gerson (já negociado com o Olympique de Marselha, da França) e do atacante Pedro. Este último celebrou no Twitter, embora o Rubro-Negro não pretenda liberá-lo.

Os atletas que atuam no Brasil devem se apresentar à seleção olímpica no próximo dia 8 de julho. Se os comandados de Jardine chegarem pelo menos à semifinal em Tóquio, os jogadores desfalcarão os clubes em cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, além dos dois jogos pelas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores (ou da Copa Sul-Americana).

Atual campeão, o Brasil inicia a trajetória rumo ao bi no dia 22 de julho, na cidade japonesa de Yokohama, contra a Alemanha – coincidentemente, o mesmo adversário superado na final da Rio 2016, no Maracanã. Três dias depois, no mesmo local, a seleção terá pela frente a Costa do Marfim. No dia 28, o escrete canarinho encerra a participação na fase de grupos em outro município, Saitama, diante da Arábia Saudita.