Esporte

Com 12 quilômetros de extensão, Travessia Itaparica-Salvador será realizada em dezembro

Maior prova de mar aberto do Brasil

Willyam Nascimento/Divulgação/FBDA
Willyam Nascimento/Divulgação/FBDA

Salvador sediará a maior prova de mar aberto do Brasil. A Travessia Itaparica-Salvador acontecerá no dia 10 de dezembro deste ano, conforme anunciou a prefeitura municipal, no dia 23.  
 
O prefeito Bruno Reis ressaltou a relevância da travessia como fonte reveladora de novos talentos, além da consagração de grandes desportistas baianos, como a medalhista olímpica e campeã mundial Ana Marcela e o multicampeão Allan do Carmo. "Sabemos da importância do esporte para o enfrentamento da violência e drogas, pois estimula o foco, a disciplina e é também uma fonte de realização de sonhos pessoais e profissionais. Além disso, estamos resgatando a tradição de Salvador receber grandes eventos desportivos nacionais e internacionais, que aquecem a economia, gerando emprego e renda", afirmou. 

Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a prova vai passar a fazer parte do calendário de eventos de  Salvador."Isso contribui para a geração de renda, difusão do esporte na cidade e divulgação de Salvador como um dos principais destinos de turismo esportivo do Brasil", disse. 

Com 12 km de extensão, a competição chega à 68ª edição em 2022. A disputa terá duração de quatro horas e a categoria principal, de 12km, tem como ponto de partida a praia de Gamaleira, na Ilha de Itaparica, às 7h, e chegada no Porto da Barra, em Salvador. A prova de 2000m tem saída do Forte de Santa Maria até o Yacht Clube da Bahia e volta para o ponto de partida. Já a prova de 1 km terá largada no Yacht Clube da Bahia seguindo até o Forte de Santa Maria, passando pelo Forte de São Diogo. A competição de 400 metros tem largada e chegada no Forte de Santa Maria, nadando apenas na região do Porto da Barra.