Depois de oito anos longe da elite do futebol baiano, o Colo-Colo retorna com o título de campeão do Campeonato Baiano Série B de 2024. Neste sábado (10), o time levantou o troféu da competição após bater o Porto na grande final. É a terceira vez que o Trigre conquista esse feito (1999, 2014 e 2024).
No jogo de ida, no estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, o Colo-Colo venceu por 1 a 0, fora de casa e com um a menos, com gol de Cássio. Na volta, no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, a partida terminou empatada sem gols, o suficiente para decretar o Tigre como campeão.
O Colo-Colo foi o único dos dez times do torneio que finalizou o campeonato sem perder, invicto. Foram 13 jogos, seis vitórias e sete empates. Além disso, a equipe teve a melhor defesa da Série B, com apenas quatro gols sofridos. Ao somar os jogos de ida e volta da semifinal e final, o time não sofreu nenhum gol nos quatro jogos.
Trajetória do Colo-Colo até o título
1ª fase:
1ª Rodada: Colo-Colo 1 x 1 Leônico
2ª Rodada: Vitória da Conquista 0 x 1 Colo-Colo
3ª Rodada: Colo-Colo 1 x 0 Porto Sport Club
4ª Rodada: Jacobinense 0 x 3 Colo-Colo
5ª Rodada: Grapiúna 1 x 1 Colo-Colo
6ª Rodada: Colo-Colo 0 x 0 SSA FC
7ª Rodada: Feirense 1 x 3 Colo-Colo
8ª Rodada: Colo-Colo 0 x 0 Fluminense de Feira
9ª Rodada: Galícia 1 x 1 Colo-Colo
Semifinais:
Jogo 1: Grapiúna 0 x 1 Colo-Colo
Jogo 2: Colo-Colo 0 x 0 Grapiúna
Finais:
Jogo 1: Porto Sport Club 0x1 Colo-Colo
Jogo 2: Colo-Colo 0x0 Porto Sport Club
Vale destacar que o Colo-Colo é um clube renomado no futebol baiano, que volta à Série A do estadual em busca de retomar as boas campanhas na elite. Em 2006, o Colo-Colo quebrou uma hegemonia de mais de 30 anos de domínio da dupla Ba-Vi e foi campeão baiano de futebol profissional.
Depois de viver altos e baixos no futebol baiano, o Tigrão escreve mais um capítulo importante na história do time. O clube chegou a classificar 2024 como "o ano que o Colo-Colo renasceu das cinzas e se tornou, mais uma vez, dono do estado".
Rumo à Série A 2025
Apesar de não conquistar o título, o Porto também garantiu o acesso à Série A do Campeonato Baiano de 2025 por ter sido o 2º colocado. Em contrapartida, Bahia de Feira e Itabuna foram rebaixados e vão disputar a Série B do estadual de 2025.