No último domingo (21), Vitória e Bahia empataram por 2 a 2 no Barradão, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira (22), a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira do Futebol (CBF) divulgou os três lances que foram checados pelo árbitro de vídeo.
O primeiro lance foi na origem do primeiro gol do Vitória. O VAR analisou uma possível falta no jogador do Bahia, Jean Lucas, no começo da jogada, mas constatou lance regular e concordou com a decisão de campo.
Na sequência, o rubro-negro roubou a bola, Zeca cruzou para Matheusinho cabecear para defesa do goleiro do Bahia, Marcos Felipe, e no rebote Matheusinho marcou.
A segunda polêmica foi no outro gol do Leão da Barra. Após cruzamento fechado de Matheusinho, Wagner Leonardo subiu na frente de Marcos Felipe para ampliar o placar para o Vitória. O VAR checou se o zagueiro do Colossal cometeu falta no goleiro Tricolor, mas manteve a decisão de campo.
O terceiro lance que teve atuação do VAR foi a comemoração do gol de empate do Bahia. O VAR abriu checagem para verificar uma suposta postura “ofensiva, insultante, ou humilhante”, passiva de expulsão, por parte do goleiro reserva do Bahia, Adriel. Mais uma vez, a possibilidade foi descartada e a decisão do árbitro de campo foi mantida.
Com uma arbitragem segura, a partida foi apitada por Raphael Claus (FIFA), que foi auxiliado por Alex Ang Ribeiro (FIFA) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP). No VAR, o comando foi de Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA).