A CBF convocou os 28 clubes participantes da Copa do Nordeste de 2023 – 16 que estão nas fases preliminares e 12 já garantidos na fase de grupos – para uma reunião extraordinária. O encontro entre os representantes da entidade máxima do futebol brasileiro e das agremiações está marcado para às 16h desta quinta-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Através de ofício endereçado às federações, a CBF pediu que todos os 28 clubes fossem notificados e confirmassem presença até as 14h desta quarta-feira. Ainda no documento, a entidade máxima do futebol brasileiro explicou que não recebeu da Liga do Nordeste as prestações de contas referentes às temporadas de 2020 a 2022 e que, por isso, precisa tratar com os clubes que medidas adotará pela não apresentação dessas e de outras documentações que haviam sido solicitadas.
Além das prestações de contas referentes às temporadas de 2020 a 2022, a CBF alega não ter recebido também o Estatuto da Associação e os contratos dos exercícios de 2020 a 2022 que haviam sido solicitados à Liga do Nordeste. No ofício enviado às federações, assinado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a entidade destaca que pediu esses documentos "inúmeras vezes" e que, mesmo não os tendo recebido, demonstrou "confiança e absoluta boa fé" para incluir a Copa do Nordeste no calendário de 2023 do futebol brasileiro.
Acontece que, como não recebeu essa documentação, a CBF agora quer tratar com os clubes que medidas serão tomadas a partir dessa ausência de documentos. No texto enviado às federações, a entidade máxima do futebol brasileiro lembra que esse compromisso, inclusive, havia sido firmado na reunião do dia 25 de outubro, com a presença de representantes dos clubes.
CBF garante realização da competição
Apesar dos burburinhos sobre um certo receio dos clubes de que a Copa do Nordeste não fosse realizada em 2023, a CBF garantiu que a disputa está mais do que garantida.
Em nota, a entidade máxima do futebol brasileiro não apenas assegurou que o Nordestão será realizado na próxima temporada, como prometeu receita e premiação recordes.
A CBF informou ainda que "sempre vai agir no interesse de seus clubes filiados, que a agência responsável pela comercialização do torneio retinha mais de 50% das receitas e que não vai compactuar com as distorções do passado".
Moldes já definidos
No momento, já há definições sobre as fases preliminares da Copa do Nordeste a serem realizadas nos dias 5 e 8 de janeiro. Dezesseis clubes formarão oito confrontos, em jogo único, na primeira eliminatória; os vencedores avançarão para a segunda eliminatória, também em jogo único, formando quatro duelos, dos quais sairão quatro times, que se juntarão aos 12 já garantidos na fase de grupos.
Os confrontos da primeira eliminatória da Copa do Nordeste, formados de acordo com o Ranking de Clubes da CBF e que acontecerão no dia 5 de janeiro, são os seguintes:
– Vitória (1º) x Cordino (16º)
– Jacuipense (8º) x Altos (9º)
– CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º)
– América-RN (7º) x Moto Club (10º)
– Confiança (3º) x Sousa (14º)
– Ferroviário (6º) x ASA (11º)
– Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º)
– Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)
Os 12 clubes já garantidos na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023 são os seguintes:
– ABC
– Atlético-BA
– Bahia
– Campinense
– Ceará
– CRB
– Fortaleza
– Fluminense-PI
– Náutico
– Sampaio Corrêa
– Sergipe
– Sport