O atleta baiano Isaquiaz Queiroz escreve mais um capítulo na história do esporte nesta sexta-feira (26), como porta-bandeira na abertura das Olimpíadas de Paris 2024. Único brasileiro até hoje a conquistar três medalhas em uma única edição das Olimpíadas, Isaquiaz vai desfilar ao lado da catarinense Raquel Kochhann do rugby, e eles representarão a delegação brasileira neste momento solene.
Conhecido por sua jornada de superação, Queiroz começou sua carreira nas águas das canoas dos pescadores de Ubaitaba, no interior da Bahia. Após um acidente grave na infância e com apenas um rim, transformou a canoagem velocidade em sua paixão e profissão, conquistando quatro medalhas olímpicas ao longo de suas participações.
Em 2016, nos Jogos do Rio, Isaquias se destacou com duas medalhas de prata (C1 1000m e C2 1000m) e uma de bronze (C1 200m). Sua trajetória fez com que conquistasse a medalha de ouro em Tóquio 2020, na categoria C1 1000m. Agora, ele se prepara para defender seu título na prova de 1000m e competir no C2 500m.