Esporte

Cabe na dupla BaVi? Conheça os jogadores 'desempregados' em 2024

Atletas estão sem clube

Reprodução / PSG
Reprodução / PSG

A famosa janela de transferências do futebol brasileiro fechou na segunda (2). Apesar do encerramento, os times da Série A, inclusive Bahia e Vitória, ainda podem se reforçar com jogadores vindo de outros países. Nomes como os de Sérgio Ramos, Memphis Depay, Anthony Martial e Rafinha Alcantâra encabeçam a numerosa lista de atletas livres no mercado.

Na última janela, o uruguaio Luis Suárez e o dinamarquês Braithwaite, ambos contratados pelo Grêmio, são exemplos mais atuais da tendência. Em 2014, o argentino Nicolás Otamendi deixou o Futebol Espanhol e reforçou o Atlético-MG. 10 anos depois, nomes conhecidos na Europa ainda podem ser contratados por equipes brasileiras.

O regulamento da CBF prevê que jogadores sem contrato vigente com clubes podem ser inscritos para a disputa do Brasileirão até o dia 9 de setembro podendo substituir no máximo 8 atletas até o dia 20 deste mês, dentre os anteriormente inscritos.

Confira a lista com os principais nomes livres:

Sérgio Ramos: O zagueiro espanhol de 38 anos teve o Sevilla como sua última equipe e não disputa uma partida profissional desde maio.

Rafinha Alcântara: O meia brasileiro de 31 anos está livre desde julho deste ano após deixar o Al-Arabi, do Catar. O atleta teve muito destaque na carreira defendendo o Barcelona. Nascido na Espanha, Rafinha ainda não jogou no futebol brasileiro profissionalmente.

Anthony Martial: O atacante francês de 28 anos começou sua carreira profissional no futebol de seu país, mas ganhou notoriedade na Inglaterra, defendendo o Manchester United por oito temporadas. O jogador sofreu com alguns problemas físicos ao longo da carreira e está no mercado desde julho. Sua última partida oficial foi disputada em dezembro de 2023.

André Gomes, volante ex-Everton e Barcelona
Matts Hummels, zagueiro ex-Borussia Dortmund
Adrien Rabiot, meia ex-Juventus
Cédric Soares, lateral-direito ex-Arsenal
Dele Alli, atacante ex-Tottenham
João Pedro Galvão, atacante ex-Grêmio e Bologna
Joel Matip, zagueiro ex-Liverpool
Kurzawa, lateral-esquerdo ex-PSG
Mário Fernandes, lateral-direito ex-CSKA e Grêmio
Ilker Muniain, atacante ex-Athletic Bilbao
Miralem Pjanic, meia ex-Barcelona e Juventus
Choupo-Moting, atacante ex-Bayern de Munique