O atacante brasileiro da Seleção e do Manchester City, Savinho, vai concorrer ao Troféu Kopa, entregue ao melhor jogador sub-21 do mundo durante a cerimônia da Bola de Ouro. A revista France Football anunciou nesta quarta-feira (4) os dez indicados ao prêmio.
O brasileiro, de 20 anos, chega na disputa com números da temporada passada, quando esteve no Girona, da Espanha, e desta temporada, na qual foi para o Manchester City: Foram 48 jogos, 12 gols e 11 assistências na última temporada. Ambos os times fazem parte do Grupo City, assim como o Bahia.
Savinho vai disputar a premiação com Lamine Yamal (Barcelona), Arda Güler (Real Madrid), Alejandro Garnacho (Manchester United), Karim Konaté (RB Salzburg), João Neves (Benfica e PSG), Mathys Tel (Bayern de Munique), Warren Zaïre-Emery (PSG), Kobie Maino (Manchester United) e Pau Cubarsi (Barcelona).
Revelado pelo Atlético-MG, o atacante deixou o Brasil em 2022 para ir ao PSV, da Holanda. Logo depois, despertou interesse do Grupo City e passou a fazer do Girona, até chegar ao maior clube do grupo, o Manchester City. As boas atuações de Savinho no futebol europeu foi coroada com convocações para Seleção Brasileira, onde disputou amistosos e a Copa América de 2023.
Entregue desde o ano de 2018, o Troféu Kopa já teve como vencedores Kylian Mbappé, Matthijs de Ligt, Pedri, Gavi e Jude Bellingham. O prêmio leva o nome do ex-futebolista francês Raymond Kopa, que teve passagem pelo Real Madrid, e também pode ser entregue a jogadores que atuem fora do continente europeu.
Savinho indicado ao Troféu Kopa | Foto: Divulgação / revista France Football