Conquista soteropolitana

Baiano Guilherme Caribé conquista medalha de prata no Mundial de piscina curta

De quebra, Caribé ainda bateu o recorde sul-americano de Cielo

Foto: Sátiro Sodré/CBDA
Foto: Sátiro Sodré/CBDA

O baiano de Salvador, Guilherme Caribé, bateu o recorde sul-americano de César Cielo para conquistar medalha de prata, nesta quinta-feira (12), no Mundial de piscina curta (25 metros), realizado em Budapeste (Hungria). A competição seguirá até domingo (15).

Na final disputada nesta quinta-feira (12), terceiro dia da competição, o atleta de 21 anos completou a prova dos 100m livres em 45s47, tempo 40 centésimos mais baixo que o de Cielo, obtido em 2010 no  Troféu José Finkel de Natação, no Rio de Janeiro.  O vencedor dos 100m livre em Budapeste foi o norte-americano Jack Alexy (45s38) e o bronze ficou com Jordan Crooks (45s48), nadador da Ilhas Cayman.

O pódio de Caribé é o primeiro dele em Mundiais de piscina curta. O baiano chegou à final após cravar o sexto melhor tempo (45s86) em sua semifinal. Ele vai em busca de mais uma medalha no sábado (14), na disputa dos 50m livre. O baiano de Salvador chegou a competir este ano na Olimpíada de Paris, mas foi eliminado ao ficar em 10ª lugar ao fim das semifinais – apenas os oito primeiros disputaram medalhas.

Outros brasileiros brilharam nesta quinta-feira (12) em Budapeste ao quebrarem recordes sul-americanos nos 100m medley. Caio Pumputis terminou a prova em 51s76 e garantiu presença na final. Já Fernanda Celidônio estabeleceu o novo recorde com o tempo de 59s58, mas finalizou em 15º lugar e ficou fora da briga pelo pódio.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.